top of page

Travessia Brasil-Europa: navio, rota e custos.

Atualizado: Jan/2024


Se você é um entusiasta de viagens marítimas assim com eu e minha família, e sonha em explorar o oceano em grande estilo, uma travessia de navio Brasil-Europa é a oportunidade perfeita para realizar esse desejo. Nesta série de conteúdo, vamos mergulhar na magia de uma viagem de navio transatlântico de 15 dias que fizemos em ABRIL de 2023, quero destacar os destinos, as atividades a bordo e compartilhar dicas essenciais para tornar essa experiência inesquecível sem precisar descascar batatas no porão depois....rs.


Nesta parte do conteúdo você vai encontrar:


Vem com agente?


Travessia BRASIL-EUROPA MSC FANTASIA
Primeiro dia a Bordo do MSC Fantasia - Travessia BRASIL-EUROPA

Prepare-se para desfrutar de dias serenos no mar, assistir a verdadeiro espetáculos do por do sol, explorar destinos encantadores e aproveitar a grandiosidade de um cruzeiro transatlântico. Mas vamos começar, pelo começo...rs.


Como funcionam os cruzeiros marítimos transatlânticos


Os cruzeiros marítimos transatlânticos são viagens de navio que atravessam o Oceano Atlântico, ligando pontos do Brasil à Europa ou vice-versa. Elas costumam ocorrer quando a temporada de cruzeiros está acabando, ou seja, no final do verão, na Europa que ocorre entre outubro e no Brasil, entre abril e maio. Aqui vamos nos dedicar a rota Brasil-Europa que foi a que fizemos, e uma visão geral de como esses cruzeiros funcionam.


A escolha do Navio


Existem algumas opções na escolha do navio, que hoje, depois da nossa experiência, eu considero super importante, porque serão muitos dias a bordo. Então, analise os diferentes tipos de navios e suas instalações, pois faz toda a diferença SIM! O pré requisito da nossa escolha pelo navio foi o destino final, porque nossa intenção era desembarcar unicamente em Lisboa, Portugal e o único navio que fazia essa rota era o MSC Fantasia, ou seja, fomos escolhidos. Um navio de 2008, com capacidade para quase 5.700 pessoas entre passageiros e tripulação, até que tem seu glamour, mas em termos de design e estilo, bem longe e distante dos atuais e mais modernos lançados recentemente. Merece um "up grade" geral com toda certeza.


Travessia MSC Fantasia Clau Parra
TRAVESSIA MSC FANTASIA 2023

A gente pensa que, ao fazer uma travessia em pleno mês de abril o "barquinho" vai estar vazio, tranquilo....de boa certo? Errado!


Além do "frison" que tem causado nas pessoas ao fazer esse tipo de viagem, que aparentemente é uma maneira "econômica" de chegar a Europa (falo disso mais a frente), tivemos um navio cheio de passageiros que adquiriram suas viagens antes da pandemia. Ou seja, o navio estava uma loucura de lotado. Não havia se quer uma cabine livre para possível troca caso desse problema. Mas, bora pra Portugal....#perrenguechique


Um ponto importante: avalie bem onde você vai comprar essa viagem, escolha um agente que te ofereça suporte antes, durante e depois da viagem, afinal você depositou confiança ali. Alguém que te ofereça todas as informações, sem surpresas tristes e frustrantes, ou que não te ofereça suporte no decorrer da viagem. O amadorismo infelizmente ainda reina no campo das agências de viagens. Infelizmente. Mas caso deseje fazer uma travessia eu posso te ajudar e garanto atendimento antes-durante e depois.




Documentação para uma Travessia Brasil-Europa


Não precisa dizer que o passaporte é único documento realmente válido em território internacional e que claro, precisamos dele dentro da validade. Você também pode precisar de um visto para permanecer dependendo do país que desembarca. De um modo geral, os países europeus dão passe livre para brasileiros circularem apenas com o passaporte por três meses, então, se pretende passar desse tempo, é bom se informar sobre a legalidade de estada no país para evitar que seja deportado.


Além disso, é essencial que o passageiro contrate um seguro-viagem. Isso porque, primeiramente, todos os países que um cruzeiro desembarca fazem parte do Tratado de Schengen. Entre as unidades desse tratado, é obrigatório que todo turista tenha um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. E aqui te conto que a ausência de um seguro-viagem a bordo de um navio, pode te custar "um rim" - clica aqui para saber mais.


Alguns países exigem a apresentação de carteira de vacinação e o CIV (Certificado Internacional de Vacinação). Verifique junto a Cia Marítima todas as vacinas necessárias antes de embarcar e é função do Agente de Viagem oferecer todas essas informações.


Escalas Exóticas e Encantadoras


Las Palmas de Gran Canária

Uma coisa bem bacana em viagem de travessia Brasil-Europa é a possiblidade de conhecer diversos lugares em uma única viagem. A partir do 9° dia de pura navegação, nossa primeira parada foi na Espanha, em Las Palmas a capital de Gran Canária, nas Ilhas Canárias. É uma cidade vibrante e cosmopolita, conhecida por suas praias deslumbrantes, clima agradável durante todo o ano e rica cultura.


A cidade abriga a famosa praia de Las Canteras, considerada uma das melhores praias urbanas da Europa, com águas cristalinas, areia dourada e uma grande variedade de bares, restaurantes e lojas ao longo do calçadão. O centro histórico da cidade, conhecido como Vegueta, é um local encantador, repleto de ruas de paralelepípedos, praças charmosas e edifícios históricos, incluindo a Catedral de Santa Ana e a Casa de Colón, que abriga um museu dedicado à história do explorador Cristóvão Colombo.


Ilhas Canárias Passeio Tour
Ingressos Hop On Hop Off

Las Palmas nos surpreendeu demais, tivemos a chance de explorar bastnte a ilha, conhecendo cada ponto pelo famoso passeio de ônibus CitySightseeing - Hop ON Hop Off- inclusive muito comum na Europa toda. Ingressos: $26 euros por pessoa.



Santa Cruz de Tenerife

Santa Cruz de Tenerife é a capital da ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, Espanha e e muito esperada pelos navegantes dos cruzeiros, por suas ampla variedade de lojas, onde visitantes podem explorar as ruas comerciais de pedestres, como a Calle Castillo, e desfrutar da gastronomia local, que combina influências espanholas e canárias.

As Ilhas Canárias têm um regime fiscal especial dentro da Espanha, conhecido como Zona Especial Canária (ZEC), esse regime oferece incentivos fiscais e até isenção total de impostos. Lojas como ZARA a preços bastantes interessantes, faz com que a mala fique um pouco mais pesada. Não esqueça que você volta de avião e que dependendo da passagem seu limite é 23 quilos para bagagem despachada....rs




Um ponto bastante interessante em Santa Cruz de Tenerife é o mercado popular La Recova Mercado Señora de África. O nome "La Recova" refere-se ao edifício histórico que abriga o mercado que é conhecido por oferecer uma ampla seleção de produtos frescos, como frutas, legumes, peixes, carnes e queijos. Além disso, você também encontra especiarias, produtos típicos das Ilhas Canárias, bem como produtos africanos, como artesanato, roupas e alimentos importados. Vale a visita.


E a Plaza de España, um outro lugar cartão postal de Santa Cruz de Tenerife que é simplesmente lindo. Se fosse aqui no Brasil, essa piscina ou espelho d'água não estaria tão azul e nem tão vazia....rsrs


Santa Cruz de Tenerife é uma cidade que oferece uma mistura de cultura, arquitetura e natureza. É agradável e vale a pena explorar e desfrutarem de tudo o que as Ilhas Canárias têm a oferecer.


FUNCHAL - Ilha da Madeira

Conhecida como a pérola do Atlântico, madeira merece um conteúdo só dela e já vou deixar a promessa que será meu próximo conteúdo para falar mais dessa belezinha. Conhecida por sua beleza exuberante, clima ameno e paisagens deslumbrantes, a ilha encanta visitantes do mundo todo e não é para menos. Localizada a cerca de 600 km da costa africana, a Ilha da Madeira é um destino único para os amantes da natureza, com seus picos montanhosos, vales verdejantes, cascatas majestosas e jardins encantadores, a ilha é um verdadeiro santuário natural. Para os apreciadores de uma boa gastronomia, a Ilha da Madeira oferece uma variedade de pratos típicos e vinhos deliciosos.


Clau Parra na Ilha da Madeira
Ilha da Madeira - Funchal

Começamos na IIha da Madeira com um passeio de TuK-TuK, pra desbravar a Ilha e entender a geografia. Eu gosto de entender o destino em sua espacialidade o que facilita muito quando não temos muito tempo pra visitar um lugar mas queremos explorar ao máximo. Pra quem curte um bom pescado, o Peixe Espada Negra é uma especialidade única e exclusiva da Ilha. Os passeios tradicionais ficam com o teleférico e a descida deve ser feita pelo tobogã do Carreiros do Monte, uma verdadeira aventura que precisa ser experimentada. Se conseguir fazer esse roteiro na Madeira, se considere feliz para apenas um dia de ilha. Madeira merece no mínimo 3 dias para explorar e conhecer toda as suas belezas.


E por fim, o desembarque em Lisboa à capital portuguesa, que é frequentemente um destino de chegada para os cruzeiros do Brasil e que falaremos também em outro conteúdo. Porque merece!!!


Internet a Bordo


Um ponto importante é a conectividade à internet, que em navios de cruzeiros podem variar dependendo da companhia e do navio específico, mas é certo que tem interrupção de sinal de dados de internet quando se está a determinada distância da costa. Para os mini cruzeiros de 4 e 5 dias pode não fazer falta, mas para uma travessia, ficar 15 dias sem conexão com o mundo internético seria a treva. Mas calma, a maioria dos navios oferece acesso Wi-Fi a bordo, basta pagar por esse serviço, seja de uso por minuto ou através de pacotes de internet. Optamos por pacote e para apenas 1 aparelho, por uma bagatela de R$ 400 para todos os dias a bordo. Mas leia aqui o que não tem contam antes: os navios utilizam tecnologias específicas, como satélites, para fornecer a conectividade no meio do oceano, no entanto, à internet pode ser (sempre é) afetada por fatores como a distância de torres de comunicação e interferências atmosféricas, o que nos resultou em péssimo ou nulo sinal de wi-fi a bordo por quase todos os dias. Eram raras as vezes quando eu conseguia um sinalzinho se quer para WhatsApp ou Redes Sociais. Recomendo? Não. Aproveite e faça um detox de uso de tecnologias ou torre essa grana no cassino.


Custos de uma Viagem de Travessia


Vamos trazer verdades agora. Muitos dizem que essas viagens são mais econômicas que a compra de passagens aéreas para a Europa. Verdade?


Programação e Chaves de Acesso  MSC FANTASIA TRAVESSIA
Programação e Chaves de Acesso a Cabine

Pode ser e pode não ser. Tudo vai depender de como você adquiriu e comprou essa viagem. Veja bem, o formato da compra da viagem, vai dizer pra você no final se valeu a pena ou não.


Muitas companias marítimas iniciam suas vendas de travessias com diversas promoções, com upgrade de cabines e tudo para garantir que o cruzeiro não atravesse o Atlântico sozinho. Para elas é importante voltar acompanhado, afinal existe um custo alto nessa travessia. Os valores iniciais dessa viagem podem variar de R$ 5.000 á R$ 14.000 por pessoa.


Sem dúvida, devemos adicionar nesse pacote, a experiência de uma travessia, hospedagem e alimentação por 15 dias, atividades a bordo (nem todas incluídas) e bebidas que não estão incluídas e existem duas formas para suprir essa necessidade:


  1. Ou você adquire as bebidas conforme necessidade a bordo e com débito direto em sua conta da cabine. Os preços variam de U$S 6 a U$S 13 um drink por exemplo.

  2. Ou você compra antecipadamente um "pacote de bebidas" que te oferece liberdade para consumidor quanto e quando quiser.

Mas depende do tipo do pacote de bebidas que você escolher e comprar. Existem pacotes que chegam a R$ 2.800 aos mais completos por R$ 3.800 por pessoa, já os infantis e sem álcool uma média de R$ 2.000. A aquisição desses pacotes para um passageiro da cabine, fica vinculada e obrigatório que todos da mesma cabine tenham o mesmo pacote, salvo os infantis.

Em todas as viagens que fizemos de navio sempre compramos o pacotes de bebidas, porque não dá pra ficar fazendo conta a bordo, no entanto, dessa vez,não valeu a pena. Por ser muitos dias em navegação, a gente não consome como uma viagem mais curta, onde a ansiedade dos poucos dias prevalece em um consumo maior. Ficou alta essa conta e não consumimos nem 1/3 do que pensamos que iriamos consumir em termos de bebidas. Comida é melhor nem comentar....

Cabine Obstruída MSC Fantasia - 8° andar
Cabine Obstruída MSC Fantasia - 8° andar

A escolha da cabine também influencia o valor final, sendo que as opções são de cabine interna, cabine externa, cabine com vista para o mar (varanda) ou suíte de luxo. Os andares também interefere, quanto mais alto, maior o valor. Em geral, as cabines são bem confortáveis, com boas camas, armários para guarda de bagagens e roupas, TV, frigobar, aparador e sofá. É bem comum, você ouvir que fulano comprou cabine interna e recebeu cabine com varanda. Quer uma dica? Compre interna e espere por um upgrade (não garantido), porque nós aqui, compramos com varanda e ganhamos uma "varanda obstruída" como se pode ver na imagem, e em andar baixo. Tinha uma parede do lado direito da varanda e botes salva-vidas a vista. Frustrante! E como o navio MSC Fantasia estava "bombando" de gente, não conseguimos melhorar a situação, nem pagando porque não tinha disponibilidade. E veja, fomos reclamar na recepção e em nossa frente tinha pelo menos umas 15 pessoas com as mesmas queixas e outras mais, como falta de limpeza no quarto, banheiro com problemas de entupimento, etc.


Com os dias a coisa melhorou mas foi nítida a falta de sensibilidade da companhia ao deixar uma situação assim em uma viagem que para tantas pessoas é a realização de um sonho. Talvez a viagem anterior que foi o Navio da Xuxa sequenciada por uma Rave a Bordo, justifique tantos problemas no navio. Mas......bora pra Portugal. #perrenguechique


Clau Parra e Rafa na Jacuzzi - Travessia MSC
Uma das inúmeras jacuzzi a bordo - MSC Fantasia

Uma das delícias de uma navio são as possiblidade de atividades relaxantes, como saunas, ofurôs, jacuzzis especiais, massagens, enfim, o SPA. O MSC Fantasia, assim como todos os outros navios da companhia, conta com o espaço MSC AUREA SPA, serviços cobrados a parte, por pacote ou por serviço prestado. Compramos o livre acesso as saunas, área relaxante e......só, por uma bagatela de R$ 760 o casal. Vale a pena? Não, considerando que é apenas o uso das saunas. Ingenuamente imaginei que fosse uma área mais completa e que nesse pacote teríamos maiores benefícios. Mas não foi bem assim.


Como vê, os custos de uma viagem de travessia de navio podem variar dependendo de diversos fatores, como a duração da viagem, a companhia de cruzeiro, a rota, o tipo de acomodação escolhida, as taxas portuárias e as opções adicionais selecionadas. É importante considerar esses fatores ao planejar e orçar sua viagem de travessia e ver que na real, não existe tanta economia assim, até porque você terá que prever ainda:


  1. Passagem Aérea de Volta - que nem sempre se faz jus ao valor, pois fica relativamente mais barata por ser apenas um trecho. As cias áreas querem vender ida e volta, pra obter previsibilidade de voo.

  2. Seguro Viagem Internacional correspondente aos dias de viagem - mínimo 15 dias mais o período que ficar no destino.

  3. E demais despesas comuns chegando no destino: transfer; carro; hospedagem; alimentação; entre outros.

  4. Não esqueça, você esta indo pra Europa, portanto, leve euros e não dólar. Muitos lugares aceitam dólares, mas na conversão, você perde e muito.



Uma travessia de navio do Brasil à Europa é uma aventura incrível que combina o prazer de viajar com as comodidades e as atrações de um cruzeiro de luxo. Os viajantes têm a oportunidade de explorar destinos fascinantes, relaxar em alto-mar e criar memórias inesquecíveis. Se você está em busca de uma experiência única, uma travessia promete encantar e surpreender em todos os sentidos.

Clau Parra a bordo
Tim Tim

Espero que aproveite a sua viagem e que de alguma forma esse conteúdo te ajude no seu planejamento para a travessia.



Curtiu?


Então compartilha nas suas redes sociais.


Nos vemos no próximo conteúdo.


Bjo.

Clau Parra




Clau parra


Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e história pra contar. E contando...




Vai Viajar? Não esqueça do SEGURO VIAGEM !!!



 

Já me segue no instagram @clau_parra_travel pra acompanhar as novidades e viagens em tempo real !!?


4 Kommentare


Leticia Ruiz Sueiro
Leticia Ruiz Sueiro
31. Juli 2023

Belas fotos! Nunca fiz esse tipo de viagem e fiquei a fim! Bjo Clau!

Gefällt mir
Clau Parra
Clau Parra
18. März
Antwort an

Lets, pois faça se puder. Recomendo uma vez na vida... bjuuu

Gefällt mir

Dicas importantes e conteúdo incrível. Valeu a leitura. Obrigado!

Gefällt mir
Clau Parra
Clau Parra
18. März
Antwort an

Obrigada pelo comentario Marcelo.

Gefällt mir
bottom of page