top of page

15 curiosidades que você não sabia sobre Cruzeiros Marítimos

Atualizado: 15 de jan. de 2023


Eu tive um professor de mergulho autônomo, carioca, que sempre dizia: O marrrrr não tem borrrrrdas!!!


O mar sempre foi cenário de muitas aventuras despertado por todos seus mistérios. Configurou descobrimentos, contornou mapas e até hoje se estuda para entender mais sobre suas águas e suas profundezas. O mar é lindo...😍. Sou muito suspeita, porque simplesmente amo o mar.


Zarpar em um NAVIO de CRUZEIRO, antigamente era sinônimo de luxo, conquistas ou saudades. Hoje VIAGEM a LAZER. Os cruzeiros marítimos no Brasil, é uma realidade a mais de 10 anos e se consolidam a cada ano como mais uma alternativa de turismo, provando que os sete mares sempre é encantador a quem se propõe navegar nele.


É verdade que o mar tem seus mistérios, mas um navio....impressiona!!! Capaz de carregar milhares de hóspedes mais tripulação e tudo que compõe esses gigantes dos mares. No mínimo enigmático, não é?


Então embarca comigo nessa, e-vai por mim, que você vai se surpreender e aprender bastante sobre esses lindos do mar !!! E quem sabe não será a sua próxima viagem?


Blog e-Vai Por Mim no Navio Costa Fascinosa em Salvador
Desembarcando em Salvador no Navio Costa Fascinosa (dez/2019)
 

CURIOSIDADES SOBRE VIAGENS DE NAVIO DE CRUZEIRO no BRASIL!!!


1 - Você sabia que Navio é o tipo da embarcação e que Cruzeiro é o tipo de viagem!? Muita gente confunde, mas é possível fazer uma #viagem de #cruzeiro em outros tipos de embarcações também, como os #veleiros por exemplo.


2 - Aliados ao mar calmo, bons ventos, demanda e leis favoráveis as Cias Marítimas descobriram um grande mercado na costa brasileira. Para se ter uma ideia do impacto que causa no país, na temporada de cruzeiros 2018/2019, houveram 462.384 passageiros embarcados (fonte CLIA Brasil).


3 - Você sabia que a bandeira do navio, define a legislação a ser seguida á bordo. SIM! Uma vez que você está embarcado, prevalece as leis, normas e regras, impostas pelo país da Cia Marítima. Ou, seja...pisando em terras italianas....norueguesas....espanholas...e cuidado, o Capitão, líder absoluto do navio, pode decidir em isolar (sim tem prisão a bordo), colocar em quarentena ou até mesmo convidar a desembarcar, passageiros inconvenientes, portanto COMPORTE-SE a bordo!

e-Vai Por mim em Cruzeiros Marítimos
Final do dia no mar - Esse contemplar é exclusivo demais.

4 - NÃO! Não é necessário ter um PASSAPORTE para embarcar em navios de bandeiras estrangeiras enquanto a viagem for exclusivamente em costa brasileira. Apenas o RG com emissão inferior a 10 anos, você embarca tranquilamente. Para outros destinos, consulte consulado.

5 - Fique sempre atento aos horários de embarque. SIM, você pode ficar pra trás caso não esteja embarcado em horário estipulado pela programação do navio. Capitão zarpa mesmo....


6 - Moeda oficial a bordo é o DÓLAR. Independente do país de origem. Por isso, tenha um cartão de crédito internacional ou cash (dinheiro vivo). É obrigatório fazer depósito antecipado para gastos extras a bordo. Caso você não gaste todo o valor, eles reembolsam ao término da viagem.


7- Se está pensando em levar na mala, aquela garrafinha de vinho ou espumante, ESQUEÇA! O raio X detecta e sua mala ficará "presa" temporariamente em uma salinha, até você ir retirar e pagar o primeiro mico a bordo (sim, paguei esse mico). Eles retém a garrafa de bebida e devolvem (off course! ) ao término da viagem....daí você abre na sua casa, na rua, na fazenda....😁🎶


8 - Chapinhas, secadores, ferros de passar não embarcam também. As cabines possuem um "secadorzinho mequetréfe", mas quebra o galho. Para as divas de plantão, tem salões de beleza com muitos tratamentos de beleza, massagens e tudo que tem direito. Os SPAs a bordo são maravilhosos e proporcionalmente caros.


9 - DICA DE MALA: menos é mais. As cabines são pequenas, e muitas malas viraria um caos interno, mesmo tendo guarda-roupas. Para evitar isso, anote aí o indispensável: 01 traje para a festa do branco; 01 traje de gala para noite do Comandante e calçados confortáveis (rasteiras e chinelas são vida), muita roupa de banho (saídas, maios, biquínis) e aposte nos vestidos de todos comprimentos, além de serem elegantes é prático e apenas 1 peça te veste toda.




10 - As piscinas a bordo são abastecidas com água salgada e diariamente. Já as jacuzzis são com água doce e geralmente climatizadas.


e-Vai Por mim e Cruzeiros Marítimos.,
Uma das Jacuzzi a bordo, ancorados no RJ.

11 - Existem muitas atividades a bordo de um navio. Quem pensa que uma viagem mais longa seria monótono, pode se enganar. O segredo mesmo é ficar sempre atento ao Diário de Bordo que colocam diariamente na sua cabine. Onde tem todas as informações do dia, com programações recreativas infantis e adultos, os passeios nos destinos previstos com desembarque, horários de shows e as promoções diversas. Muitas vezes a gente perde alguma coisa, por não acompanhar o diário, quando vê, já era...


12 - A bordo existe o Duty Free. Loja Shop com produtos de todos os tipos e a valores bem convidativos. Vestuário, relógios, jóias, cosméticos, perfumes (adooooooooro), chocolates (adooooooooooooooooro), brinquedos e tudo mais....e bebidas, que quando compradas a bordo, só podem ser retiradas no último dia de viagem. No entanto, quando o navio está ancorado, a loja fecha, só fica aberta quando está a milhas da costa, assim como o Cassino.


14 - O número 13 possui muitos significados e em alto mar não é diferente. Em nenhum navio do mundo você vai encontrar nas cabines, nos botes salva-vidas ou nos bares o número 13. Curioso não é mesmo? E quem sou eu, pra ter o item 13 nesse conteúdo. Eu hein.....


15 - Um "ALL INCLUSIVE" nem tão "ALL INCLUSIVE" assim. Claro que todas as refeições nos restaurantes específicos estão incluídos. A dieta vai pro ralo, é comida 24 horas!!! Mas somente nos pontos comuns de refeições. Mas fica em paz que é ponto que não acaba mais!!! As bebidas é preciso comprar a parte, pelo que determinam de "Pacote de Bebidas", daí você escolhe o que mais te agrada e atende suas necessidades. Não é barato, mas fizemos uma conta boba e vimos que vale a pena a liberdade das bebidas. Porque uma latinha de cerveja por exemplo custa US$ 6 "doleta". Baratim....#sqn


16 - Já fiz alguns cruzeiros por ai, mas desta vez vi um comércio frenético por itens que supostamente não está incluso na tarifa. Não importa a tarifa, irão arrumar algo que NÃO está incluso, fica tranquilo. Mas você só compra se quiser! Exemplos: jantares em restaurantes diferentes; refeições diferenciadas a bordo da piscina; sorvetes; drinks; côco verde; além de ver em cada cantinho uma mesinha e um tripulante com venda de todos os tipos de itens. Fooooooooora as promoções relâmpago que são anunciadas e sai todo mundo correndo...olha isso!!! Juro!!! Me senti na 25 de março.


Cruzeiros Marítimos
Importados em hora de promoção. Loucura!

Zarpar em um navio de cruzeiro é uma grande viagem e tem tudo para ser uma experiência inesquecível. Mesmo com o balancinho que pode trazer pequenos e rápidos desconfortos, a diversão será muito maior e digna de lembranças incríveis. Acho tão interessante esse lance da gente se deslocar e ao mesmo tempo, pernoitar e ao mesmo tempo se divertir e relaxar!!! Por aqui seguiremos fãs das viagens em navios de cruzeiros e ansiosos pelo próximo embarque.

Cruzeiros Marítimos do blog e-vai po mim por Clau Parra
Nós três em noite de Natal à bordo. Dez/2019

E Vai Por Mim: se não fez, faça, nem que seja um mini de 3 noites, só pra experimentar!!! #evaipormim quanto antes comprar, mais barato vai pagar. Outra dica da boa, fizemos em período de Natal, e simplesmente amamos, com Papai Noel a bordo e uma noite de Natal repleta de delícias e muitas atividades sem aquele stress e correria comum de noite de Natal.


Tem alguma sugestão ou ficou alguma informação com dúvida, escreve pra mim. Vou adorar poder ajudar ou tentar esclarecer. ;)

 

(ALGUNS) IMPACTOS DOS NAVIOS NA ECONOMIA BRASILEIRA


* Os Cruzeiros Marítimos trazem benefícios econômicos para as regiões. Além dos gastos de turistas e tripulantes, muitos dos insumos e suprimentos adquiridos para a operação do navio são nacionais, como bebidas, frutas, alimentos básicos, entre outros.


* As Cias Marítimas pagam altas taxas para utilização da infra estrutura portuária local o que gera arrecadação de impostos.


* Os benefícios e impactos das viagens de Cruzeiros também é percebida de forma indireta, pois ao se construir uma imagem positiva de destino, os cruzeiros despertam o interesse e a atenção de investidores que passam a enxergar, nessas regiões, ótimas oportunidades de investimento. Ilha Bela-SP, pode ser um ótimo exemplo disso. E o mais novo destino das viagens de cruzeiros: UBATUBA!!!


* A hotelaria é favorecida no sentido de que, os mini cruzeiros promovem o destino, realizando uma "amostra", que pode despertar o interesse para uma outra viagem mais longa ao destino visitado.

 

Vai Viajar? Não esqueça do SEGURO VIAGEM !!!


 
 

Já me segue no instagram @clau_parra_travel pra acompanhar as novidades e viagens em tempo real !!!

bottom of page