top of page

Ilha da Madeira: Portugal

Atualizado: 18 de mar.


A Ilha da Madeira, situada no meio do Oceano Atl√Ęntico √© um dos destinos mais deslumbrantes de Portugal e do mundo para os viajantes que buscam destinos com paisagens espetaculares. Aqui voc√™ vai encontrar dicas de pre√ßos e rotas em:


Museu CR7


Clau Parra funchal
Vista de Funchal

Pra quem procura novidade e quer ir um pouco al√©m das tradicionais Lisboa e Porto, pode e deve fazer as malas e esticar at√© Madeira! O aeroporto da Ilha da Madeira "Aeoporto da Madeira Cristiano Ronaldo" est√° distante apenas 1h30 do de Lisboa e os pre√ßos das passagens s√£o bem convidativas. Pela Ryanair voos na promo podem chegar at√© 85‚ā¨ ida e volta, cias. como a TAP, Lufthansa, Easyjet e outras tamb√©m operam o trecho.


Uma viagem incr√≠vel e econ√īmica, porque a outra boa not√≠cia √© que a hospedagem e gastronomia na Ilha tamb√©m tem √≥timos pre√ßos. Por essa e outras tantas boas not√≠cias, √© hora de deixar o roteiro b√°sico de lado e investir em uma proposta inusitada e repleta de experi√™ncias para Portugal.



Chegamos na Ilha da Madeira via mar de navio em uma travessia Brasil-Europa, e ela me ganhou assim que pisei e senti aquela atmosfera de ilha e de mar e com uma infraestrutura surpreendente. O Arquip√©lago da Madeira √© formado pelas ilhas Madeira, Porto Santo, Selvagens e Desertas, sendo que as duas √ļltimas n√£o s√£o habitadas.¬†De origem vulc√Ęnica, a Ilha tem forma√ß√Ķes rochosas dram√°ticas, imensos vales e montanhas, as √°guas tem tom azul intenso e o verdejante da vegeta√ß√£o nativa, inclusive considerada Patrim√īnio Natural da Humanidade pela UNESCO. N√£o √© a toa que foi eleita por diversas vezes como "Melhor Destino Tur√≠stico Insular"da Europa e do mundo pelo WTA - World Travel Awards. Ela tamb√©m vai te conquistar!

A Capital da Ilha da Madeira - Portugal: Funchal


A capital do arquip√©lago tem a forma√ß√£o de uma ba√≠a, banhada pelo Oceano Atl√Ęntico, fica situada ao sul da da ilha. Sem d√ļvida √© a cidade com maior movimento de turistas, isso se d√° por toda sua estrutura preparada para receber os turistas.


A cidade conta com a Marina do Funchal, jardins arborizados e desenhados, museus, igrejas, monumentos, com√©rcio com diversas op√ß√Ķes, bares, restaurantes e vida noturna.


funchal noite
Funchal - Fonte: Divulgação.

Os bairros, ou freguesias, como costuma-se usar em Portugal, na cidade de Funchal são: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António, São Gonçalo, São Martinho, São Pedro, São Roque e Sé. A população de Funchal é de aproximadamente 110 mil habitantes.

Roteiro de 1 dia na Ilha da Madeira


Aqui vai uma sugest√£o para quem esta apenas de passagem pela Ilha da Madeira que foi exatamente o que fizemos. Tentamos aproveitar ao m√°ximo o dia e assim conseguimos. Sucesso.


Desembarcamos no píer que fica na principal zona turística de Funchal e onde está o nosso primeiro ponto de visitação: o Museu CR7 que retrata a história do futebolista português Cristiano Ronaldo. A entrada é gratuita.




Saindo do Museu, decidimos fazer um passeio guiado de TukTuk, porque assim conseguimos um pouco mais da Ilha. Logo na sa√≠da do Museu existem in√ļmeros tuktuks que te oferecem 3 tipos de roteiros.


tuktuk
TukTuk em Funchal - Ilha da Madeira

Negociamos o roteiro e obviamente os valores que foi de ‚ā¨ 45 para 1 hora de passeio, e l√° fomos n√≥s direto para a por√ß√£o hist√≥rica de Funchal, o Mercado dos Lavradores que re√ļne diferentes produtos do arquip√©lago, desde as famosas flores end√™micas, que √© uma grande atra√ß√£o da Ilha da Madeira at√© as frutas ex√≥ticas, peixes produtos locais e artesanato local. Uma visita meio que obrigat√≥ria porque ali voc√™ encontra todas as cores e os sabores da Ilha.


Barraca do Mercado dos Lavradores
Barraca de Frutas no Mercado dos Lavradores - Funchal

O mercado não é um lugar muito grande e você consegue visitar em uns 20 minutos. E essa fofinha Sra. Portuguesa, é dona da barraca das flores nativas que foi muito simpática em explicar um pouco sobre o cultivo dessas flores. Tem cara de portuguesa, com certeza! rs



Ainda na porção histórica de Funchal, seguimos para o Forte de São Tiago , uma Fortaleza que foi construída em 1614 para proteger a cidade do Funchal de ataques corsário. A estrutura é bem conservada e a cor amarela dá destaque a arquitetura no entanto na pintura, vale uma boa manutenção. Dentro do Forte tem uma estrutura para eventos sociais e o Restaurante do Forte, que foi de onde avistamos a Praia de Santiago, uma "praia" bem diferente do que estamos acostumados porque mesmo sendo uma ilha, não existe faixa de areia. Na verdade é uma piscina natural...



Partimos para o Miradouro do Socorro, onde avistamos o Complexo Balnear da Barreirinha, que segundo nosso guia, √© o espa√ßo para banho de mar mais procurado pelos moradores e turistas, sendo um dos mais organizadso com cadeiras de praia, guarda-sol e infra estrutura de restaurante e banheiros. Tudo por ‚ā¨ 2 por pessoa o dia.


praia funchal
Praia da Barreirinha - Funchal

Clau parra no mirante
Mirante com o nosso navio ao fundo.

Passeando pelas ruas estreitas da Madeira chegamos até a freguesia de São Pedro, no Miradouro da Quinta das Cruzes que serviu de residência a João Gonçalves Zarco, o navegador que descobriu a ilha. Um espaço a 57 metros do nível do mar com uma privilegiada paisagem. O marco é a árvore centenária de grande porte fincada no meio do Miradouro: linda.


Hora do almo√ßo e finalizamos a nossa visita guiada de Tuktuk numa das ruas mais emblem√°ticas de Funchal na Zona Velha e ali optamos pelo Restaurante Mozart, que fizemos uma feliz escolha. Sugerido pelo Chef, de entrada o cl√°ssico e famoso bolo de caco com manteiga de alho, que √© um p√£o portugu√™s (t√≠pico da Madeira) artesanal de farinha de trigo e batata doce cozido em uma chapa quente na brasa. √Č fant√°stico.


bolo de caco
Bolo de Caco - receita típica da Ilha da Madeira

Como prato principal e não podia ser diferente, o tradicional da ilha, Filetes de Peixe Espada Negra com banana e legumes na manteiga, e muito bem servidos. O peixe tem carne bem branquinha e o sabor é bem suave já os legumes tem forte sabor de manteiga para o meu paladar, mas a combinação é ótima.

O restaurante tem decoração clássica mas um pouco exótica pro meu gosto. Os banheiros possuem espelhos em todas as paredes incluindo o chão e o teto. Sim.....você pisa no espelho. Achei meio nóia...rs. Mas pelo que observei é uma atração a parte da gastronomia. Dá um google pra você ver, maior brisa. kkkkkk




banheiro espelhos.
Banheiro do Restaurante Mozart - Funchal - uma atração a parte

O Restaurante Mozart foi uma feliz escolha aleatória, não apenas pelo fato de ter um preço justo mas pelo atendimento, comida e localização, porque confesso que eu não tinha previsto absolutamente nada para Ilha da Madeira. Nem um roteirozinho, nenhum atrativo, nadica de nada. Montei tudo no dia e na hora.


Felizes e de barriguinha cheia partimos a p√© para o embarque no Telef√©rico do Monte, o mais popular que leva do centro do Funchal at√© a freguesia do Monte ¬†fica localizada a cerca de 9 Km do centro e a 550 m acima do n√≠vel do mar √©, sem d√ļvida, um dos locais do Funchal a visitar.¬†

A freguesia de Nossa Senhora do Monte foi criada em 1565, hoje é designada apenas por Monte. O Monte é um dos locais mais lindos da Madeira.

O percurso leva uns 15 minutos e l√° do alto voc√™ tem outra linda paisagem da cidade da Madeira. O trajeto s√≥ de ida custa ‚ā¨ 12,5, ida e volta ‚ā¨ 18, crian√ßa paga meio ingresso.



Na inten√ß√£o de descer o morro nos Carros de Cesto, compramos apenas o ingresso para subir. Os carros de cesto do Monte que desde h√° mais de um s√©culo deslizam de regresso ao Funchal s√£o um meio de transporte na ilha da Madeira numa descida do Monte ao Livramento onde se percorre dois quil√īmetros em dez minutos num carro de cesto de vime montado sobre patins de madeira descendo atrav√©s de uma estrada chamada Caminho do Comboio. √Č pura aventura gente! Nosso receio era n√£o conseguir descer no carro de cesto por conta das longas filas que se formam no atrativo, mas fomos confiantes e no dia a fila estava com 20 minutos de espera. Sucesso!!!! L√° fomos n√≥s.....pura emo√ß√£ooooooo.



O trecho tem 2km de adrenalina e medinho daquele troço virar. Dois carreiros empurram o cesto até o ponto de chegada que fica praticamente no meio do monte. Lojinhas e um café montam a recepção dos eufóricos recém chegados. Tudo muito organizado. Dali, é sebo nas canelas pra terminar a descida do monte com quase mais 2 km a pé. Mas a vista é linda. rs


Descido do monte a pé
Caminho da descida do Monte que fazemos a pé.

Claro que eu, como atuo em planejamento de cidades tur√≠sticas, j√° fiquei imaginando esse tipo de atra√ß√£o aqui no Brasil. No interior de S√£o Paulo existem cidades pobres em atra√ß√Ķes e turismo que poderiam muito bem criar atividades como essas por terem morros e montes que favorecem. Mas isso fica pra outro papo e talvez outro post....

Nem s√≥ de cesto vive o monte, existem muitas outras incr√≠veis atra√ß√Ķes . Como nosso tempo era curto, precisamos escolher. Mas tem muito mais pra fazer !


Clau Parra na entrada
Monte Palace Madeira

O Jardim Monte Palace Madeira ocupa uma √°rea de 70.000 m2 ¬†com exuberante jardim tropical oferece uma variedade impressionante de flora ex√≥tica e vistas panor√Ęmicas lind√≠ssima da ilha e do oceano Atl√Ęntico. Al√©m dos jardins, o Monte Palace tamb√©m abriga um museu fascinante que exibe uma cole√ß√£o diversificada de arte, esculturas e artefatos culturais dos quatro cantos do mundo. Ingressos a ‚ā¨ 15 e at√© 15 anos a entrada √© gratuita.

Ah, sim, é possível subir de carro no Monte.

Outras atra√ß√Ķes no Monte: Telef√©rico do Jardim Bot√Ęnico, Jardim Bot√Ęnico Eng. Rui Vieira, Igreja do Monte, Parque Leite Monteiro, Quinta Jardins do Imperador.


Chegando ao pé do monte retornamos ao navio. E fomos pela Orla do Funchal o que rendeu algumas lindas fotos.



A Ilha da Madeira √© palco de diversos festivais ao longo do ano. O Carnaval do Funchal √© famoso pelas suas festividades coloridas e desfiles animados. As festividades de S√£o Jo√£o, em junho, trazem tradi√ß√Ķes como fogueiras e dan√ßas t√≠picas. Al√©m disso, o Festival do Atl√Ęntico, com espet√°culos de fogos de artif√≠cio, ilumina o c√©u noturno da ilha durante o m√™s de junho. Mas o mais tradicional de todos fica por conta do Reveill√≥n da Ilha da Madeira com o famoso show de fogos de artif√≠cios reconhecido pelo Livro de Recordes do Guiness como o maior espet√°culo de fogos de artif√≠cios do mundo unido as tradi√ß√Ķes da ilha portuguesa aos costumes religiosos, e se prepara para receber turistas do mundo todo.


A Ilha da Madeira √© um encanto e um destino completo que combina a beleza natural, atividades emocionantes, uma rica heran√ßa cultural e uma gastronomia irresist√≠vel. Planeje sua viagem a Madeira e descubra os encantos dessa joia portuguesa no meio do Atl√Ęntico.


Espero que aproveite a sua viagem e que de alguma forma esse conte√ļdo te ajude no seu planejamento.


At√© a pr√≥xima. (¬¨‚ÄŅ¬¨)


Bjo.


Clau Parra



clau parra

Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e história pra contar. E contando...


 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas novidades de viagem, turismo e gastronomia.

 







Comments


bottom of page