top of page

Ilha da Madeira: Portugal

Atualizado: 18 de mar.

A Ilha da Madeira, situada no meio do Oceano Atlântico é um dos destinos mais deslumbrantes de Portugal e do mundo para os viajantes que buscam destinos com paisagens espetaculares. Aqui você vai encontrar dicas de preços e rotas em:

Museu CR7

Clau Parra funchal
Vista de Funchal

Pra quem procura novidade e quer ir um pouco além das tradicionais Lisboa e Porto, pode e deve fazer as malas e esticar até Madeira! O aeroporto da Ilha da Madeira "Aeoporto da Madeira Cristiano Ronaldo" está distante apenas 1h30 do de Lisboa e os preços das passagens são bem convidativas. Pela Ryanair voos na promo podem chegar até 85€ ida e volta, cias. como a TAP, Lufthansa, Easyjet e outras também operam o trecho.

Uma viagem incrível e econômica, porque a outra boa notícia é que a hospedagem e gastronomia na Ilha também tem ótimos preços. Por essa e outras tantas boas notícias, é hora de deixar o roteiro básico de lado e investir em uma proposta inusitada e repleta de experiências para Portugal.

Chegamos na Ilha da Madeira via mar de navio em uma travessia Brasil-Europa, e ela me ganhou assim que pisei e senti aquela atmosfera de ilha e de mar e com uma infraestrutura surpreendente. O Arquipélago da Madeira é formado pelas ilhas Madeira, Porto Santo, Selvagens e Desertas, sendo que as duas últimas não são habitadas. De origem vulcânica, a Ilha tem formações rochosas dramáticas, imensos vales e montanhas, as águas tem tom azul intenso e o verdejante da vegetação nativa, inclusive considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Não é a toa que foi eleita por diversas vezes como "Melhor Destino Turístico Insular"da Europa e do mundo pelo WTA - World Travel Awards. Ela também vai te conquistar!

A Capital da Ilha da Madeira - Portugal: Funchal

A capital do arquipélago tem a formação de uma baía, banhada pelo Oceano Atlântico, fica situada ao sul da da ilha. Sem dúvida é a cidade com maior movimento de turistas, isso se dá por toda sua estrutura preparada para receber os turistas.

A cidade conta com a Marina do Funchal, jardins arborizados e desenhados, museus, igrejas, monumentos, comércio com diversas opções, bares, restaurantes e vida noturna.

funchal noite
Funchal - Fonte: Divulgação.

Os bairros, ou freguesias, como costuma-se usar em Portugal, na cidade de Funchal são: Imaculado Coração de Maria, Monte, Santa Luzia, Santa Maria Maior, Santo António, São Gonçalo, São Martinho, São Pedro, São Roque e Sé. A população de Funchal é de aproximadamente 110 mil habitantes.

Roteiro de 1 dia na Ilha da Madeira

Aqui vai uma sugestão para quem esta apenas de passagem pela Ilha da Madeira que foi exatamente o que fizemos. Tentamos aproveitar ao máximo o dia e assim conseguimos. Sucesso.

Desembarcamos no píer que fica na principal zona turística de Funchal e onde está o nosso primeiro ponto de visitação: o Museu CR7 que retrata a história do futebolista português Cristiano Ronaldo. A entrada é gratuita.

Saindo do Museu, decidimos fazer um passeio guiado de TukTuk, porque assim conseguimos um pouco mais da Ilha. Logo na saída do Museu existem inúmeros tuktuks que te oferecem 3 tipos de roteiros.

tuktuk
TukTuk em Funchal - Ilha da Madeira

Negociamos o roteiro e obviamente os valores que foi de € 45 para 1 hora de passeio, e lá fomos nós direto para a porção histórica de Funchal, o Mercado dos Lavradores que reúne diferentes produtos do arquipélago, desde as famosas flores endêmicas, que é uma grande atração da Ilha da Madeira até as frutas exóticas, peixes produtos locais e artesanato local. Uma visita meio que obrigatória porque ali você encontra todas as cores e os sabores da Ilha.

Barraca do Mercado dos Lavradores
Barraca de Frutas no Mercado dos Lavradores - Funchal

O mercado não é um lugar muito grande e você consegue visitar em uns 20 minutos. E essa fofinha Sra. Portuguesa, é dona da barraca das flores nativas que foi muito simpática em explicar um pouco sobre o cultivo dessas flores. Tem cara de portuguesa, com certeza! rs

Ainda na porção histórica de Funchal, seguimos para o Forte de São Tiago , uma Fortaleza que foi construída em 1614 para proteger a cidade do Funchal de ataques corsário. A estrutura é bem conservada e a cor amarela dá destaque a arquitetura no entanto na pintura, vale uma boa manutenção. Dentro do Forte tem uma estrutura para eventos sociais e o Restaurante do Forte, que foi de onde avistamos a Praia de Santiago, uma "praia" bem diferente do que estamos acostumados porque mesmo sendo uma ilha, não existe faixa de areia. Na verdade é uma piscina natural...

Partimos para o Miradouro do Socorro, onde avistamos o Complexo Balnear da Barreirinha, que segundo nosso guia, é o espaço para banho de mar mais procurado pelos moradores e turistas, sendo um dos mais organizadso com cadeiras de praia, guarda-sol e infra estrutura de restaurante e banheiros. Tudo por € 2 por pessoa o dia.

praia funchal
Praia da Barreirinha - Funchal

Clau parra no mirante
Mirante com o nosso navio ao fundo.

Passeando pelas ruas estreitas da Madeira chegamos até a freguesia de São Pedro, no Miradouro da Quinta das Cruzes que serviu de residência a João Gonçalves Zarco, o navegador que descobriu a ilha. Um espaço a 57 metros do nível do mar com uma privilegiada paisagem. O marco é a árvore centenária de grande porte fincada no meio do Miradouro: linda.

Hora do almoço e finalizamos a nossa visita guiada de Tuktuk numa das ruas mais emblemáticas de Funchal na Zona Velha e ali optamos pelo Restaurante Mozart, que fizemos uma feliz escolha. Sugerido pelo Chef, de entrada o clássico e famoso bolo de caco com manteiga de alho, que é um pão português (típico da Madeira) artesanal de farinha de trigo e batata doce cozido em uma chapa quente na brasa. É fantástico.

bolo de caco
Bolo de Caco - receita típica da Ilha da Madeira

Como prato principal e não podia ser diferente, o tradicional da ilha, Filetes de Peixe Espada Negra com banana e legumes na manteiga, e muito bem servidos. O peixe tem carne bem branquinha e o sabor é bem suave já os legumes tem forte sabor de manteiga para o meu paladar, mas a combinação é ótima.

O restaurante tem decoração clássica mas um pouco exótica pro meu gosto. Os banheiros possuem espelhos em todas as paredes incluindo o chão e o teto. Sim.....você pisa no espelho. Achei meio nóia...rs. Mas pelo que observei é uma atração a parte da gastronomia. Dá um google pra você ver, maior brisa. kkkkkk

banheiro espelhos.
Banheiro do Restaurante Mozart - Funchal - uma atração a parte

O Restaurante Mozart foi uma feliz escolha aleatória, não apenas pelo fato de ter um preço justo mas pelo atendimento, comida e localização, porque confesso que eu não tinha previsto absolutamente nada para Ilha da Madeira. Nem um roteirozinho, nenhum atrativo, nadica de nada. Montei tudo no dia e na hora.

Felizes e de barriguinha cheia partimos a pé para o embarque no Teleférico do Monte, o mais popular que leva do centro do Funchal até a freguesia do Monte  fica localizada a cerca de 9 Km do centro e a 550 m acima do nível do mar é, sem dúvida, um dos locais do Funchal a visitar.

A freguesia de Nossa Senhora do Monte foi criada em 1565, hoje é designada apenas por Monte. O Monte é um dos locais mais lindos da Madeira.

O percurso leva uns 15 minutos e lá do alto você tem outra linda paisagem da cidade da Madeira. O trajeto só de ida custa € 12,5, ida e volta € 18, criança paga meio ingresso.

Na intenção de descer o morro nos Carros de Cesto, compramos apenas o ingresso para subir. Os carros de cesto do Monte que desde há mais de um século deslizam de regresso ao Funchal são um meio de transporte na ilha da Madeira numa descida do Monte ao Livramento onde se percorre dois quilômetros em dez minutos num carro de cesto de vime montado sobre patins de madeira descendo através de uma estrada chamada Caminho do Comboio. É pura aventura gente! Nosso receio era não conseguir descer no carro de cesto por conta das longas filas que se formam no atrativo, mas fomos confiantes e no dia a fila estava com 20 minutos de espera. Sucesso!!!! Lá fomos nós.....pura emoçãooooooo.

O trecho tem 2km de adrenalina e medinho daquele troço virar. Dois carreiros empurram o cesto até o ponto de chegada que fica praticamente no meio do monte. Lojinhas e um café montam a recepção dos eufóricos recém chegados. Tudo muito organizado. Dali, é sebo nas canelas pra terminar a descida do monte com quase mais 2 km a pé. Mas a vista é linda. rs

Descido do monte a pé
Caminho da descida do Monte que fazemos a pé.

Claro que eu, como atuo em planejamento de cidades turísticas, já fiquei imaginando esse tipo de atração aqui no Brasil. No interior de São Paulo existem cidades pobres em atrações e turismo que poderiam muito bem criar atividades como essas por terem morros e montes que favorecem. Mas isso fica pra outro papo e talvez outro post....

Nem só de cesto vive o monte, existem muitas outras incríveis atrações . Como nosso tempo era curto, precisamos escolher. Mas tem muito mais pra fazer !

Clau Parra na entrada
Monte Palace Madeira

O Jardim Monte Palace Madeira ocupa uma área de 70.000 m2  com exuberante jardim tropical oferece uma variedade impressionante de flora exótica e vistas panorâmicas lindíssima da ilha e do oceano Atlântico. Além dos jardins, o Monte Palace também abriga um museu fascinante que exibe uma coleção diversificada de arte, esculturas e artefatos culturais dos quatro cantos do mundo. Ingressos a € 15 e até 15 anos a entrada é gratuita.

Ah, sim, é possível subir de carro no Monte.

Outras atrações no Monte: Teleférico do Jardim Botânico, Jardim Botânico Eng. Rui Vieira, Igreja do Monte, Parque Leite Monteiro, Quinta Jardins do Imperador.

Chegando ao pé do monte retornamos ao navio. E fomos pela Orla do Funchal o que rendeu algumas lindas fotos.

A Ilha da Madeira é palco de diversos festivais ao longo do ano. O Carnaval do Funchal é famoso pelas suas festividades coloridas e desfiles animados. As festividades de São João, em junho, trazem tradições como fogueiras e danças típicas. Além disso, o Festival do Atlântico, com espetáculos de fogos de artifício, ilumina o céu noturno da ilha durante o mês de junho. Mas o mais tradicional de todos fica por conta do Reveillón da Ilha da Madeira com o famoso show de fogos de artifícios reconhecido pelo Livro de Recordes do Guiness como o maior espetáculo de fogos de artifícios do mundo unido as tradições da ilha portuguesa aos costumes religiosos, e se prepara para receber turistas do mundo todo.

A Ilha da Madeira é um encanto e um destino completo que combina a beleza natural, atividades emocionantes, uma rica herança cultural e uma gastronomia irresistível. Planeje sua viagem a Madeira e descubra os encantos dessa joia portuguesa no meio do Atlântico.

Espero que aproveite a sua viagem e que de alguma forma esse conteúdo te ajude no seu planejamento.

Até a próxima. (¬‿¬)

Bjo.

Clau Parra

clau parra

Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e história pra contar. E contando...

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas novidades de viagem, turismo e gastronomia.