top of page

Travel Design ou Agente de Viagem?

Atualizado: 14 de fev. de 2022


O termo ou o nome é novo, mas a atividade em si já acontece a algum tempo.


O que ocorre é que o formato da produção da viagem e os atrativos colocados no produto turístico é que faz a diferença entre um Travel Design e um Agente/Consultor de Viagem.

Enquanto um produz e vende viagens de todos os tipos, formatos e destinos, o Travel Design considera características particulares e diferenciadas dessa mesma produção. Então vamos tratar aqui, o Travel Design como uma atividade nova e diferenciada de um profissional do TURISMO.


Uma característica fundamental consiste em produzir uma viagem que deve ir muito além, da famosa "Dos Sonhos". O princípio que deve ser levado em consideração é alinhar em perfeita sintonia, todos os elementos que compõe a viagem com a expectativa do cliente. Parece uma tarefa simples, mas não é não.


"Trabalhar com TURISMO não é uma tarefa simples, como muitos pensam."

Ser um Travel Design é planejar um produto turístico que não esta à venda nas prateleiras. É pensar minuciosamente como serão utilizados todos os minutos dessa viagem e colocar nos detalhes o propósito desse passeio ou viagem, e aplicar o maior bem que temos hoje: a experiência, a vivência e o sentir. É ir na contra-mão do convencional e fugir do tradicional, de maneira slow...uma viagem mais "preguiçosa" rs.


Livro Digital Clau Parra
e-book que ensina a criar roteiros com experiências.

E diferente do que você esta pensando, não custa tão mais caro assim. Em função da pandemia, pelo momento que vivemos e a crise econômica e social, muitos destinos já praticam o Turismo Criativo, um formato de passeio que oportuniza o viajante a desenvolver seu potencial criativo através de uma participação "ativa" em vivências e experiências proporcionadas pela própria comunidade/população. Por exemplo: uma visita genuína a um cafezal, com a chance de colher o café, vivenciar todas as etapas e claro, finalizar com um cafezinho, ou então, aprender a cozinhar um prato tipicamente da região visitada, ou ainda, tocar um instrumento ou produzir uma peça de artesanato local em uma oficina com autênticas materiais primas.


O papel do Travel Design é orquestrar todos esse elementos de forma harmônica e para isso o profissional precisa ser, articulado, criativo, comunicativo, ter o mínimo de conhecimento técnico do assunto, vivência prática no mercado, proatividade e vontade sempre de aprender, além de ser flexível e adaptável a mudanças.


Quem pode ser um Travel Design?


Qualquer pessoa que tenha interesse em trabalhar com a atividade turística de forma profissional pode atuar nesse novo nicho. Guias de viagens, agentes públicos, proprietários de estabelecimentos de turismo, turismólogos, técnicos, profissionais que já atuam no setor e demais interessados em ver o turismo atividade de desenvolvimento econômico e social.



Um abraço e até a próxima. (¬‿¬)



Clau Parra

 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_turismo em tempo real e muitas notícias!!!

 

bottom of page