A idéia é promover, dar visibilidade, mas antes de tudo, oferecer EXPERIÊNCIAS únicas.
O Turismo Criativo, cresce no mundo todo. Um conceito onde o turista é motivado a conhecer além dos atrativos e pontos turísticos tradicionais, é convidado a um mergulho na cultura local, com trocas genuínas, que estimulem o potencial criativo do turista, e ao mesmo tempo, fomenta o desenvolvimento local e o protagonismo dos moradores nas atividades oferecidas aos turistas. Vejo muita autenticidade nesse tipo de atividade.
Bem diferente do turismo de massa, o segmento permite acesso as diversas atividades que normalmente não são oferecidas em pacotes de viagens. A intenção é que se tenha interação emocional e social com o ambiente, como se fosse um morador local, é como viver uma experiencia inusitada e única. Não podemos deixar de refletir, que se trata de um turismo transformador, onde o visitante a partir dessas experiências tenham resultados positivos, que gere encantamento e o melhore como pessoa.
No mundo inteiro, já se ouve falar sobre esse tipo de turismo. E plataformas de venda de produtos e serviços turísticos já permitem que seja oferecido ao visitante qualquer tipo de experiência liderada por algum anfitrião. Vamos ver alguns exemplos que listei e achei muito curioso e interessante.
Vale dizer que é possível comprar experiências no método online.
Na Itália, é possível fazer degustação de vinho com especiarias do passado com um arqueólogo. Em Paris na França, é possível o visitante cozinhar pratos típicos da cidade, como o croissant e o macarron. Na Tailândia por exemplo, o turista é convidado a aprender o cultivo do arroz local.
E o Brasil, adere a esse tipo turismo, fortalecendo e misturando-se ao conceito do turismo de base comunitária. Em Porto Alegre, que indica ser a pioneira nesse tipo de serviço, oferece aula de dança gaúcha e pintura acrílica com personalidades locais, além de aulas do tradicional e bom churrasco gaúcho. Em cidades litorâneas por exemplo, experiências como pernoite a bordo de veleiros, são as mais procuradas e desejadas.
O turismo criativo, re-valoriza, resgata as tradições locais, além de distribuir a concentração turística no mundo. Já vivemos em tempos onde se busca mais propósito, mais sentido as viagens, além claro, das atividades tradicionais, como as visitas ao trio: coreto, pracinha e igreja.
E ainda deixo a oportunidade de destinos e moradores locais refletirem e se organizarem nesse tipo de serviço de turismo, que permite reconhecer a cidade tal qual ele é, engajar moradores e girar a economia local.
Turma do artesanato, ofereça uma oficina de miçangas. Agricultura, ofereça uma experiência de cultivo e plantio. Gastronomia, que tal um workshop degustativo com especiarias e receitas locais? Vivência com animais e natureza, também tem grande apelo turístico.
Você já fez ou ofereceu alguma experiência diferente em viagem? Pense nisso.
Um abraço e até a próxima. (¬‿¬)
Clau
Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real!!!
Comments