top of page

STAYCATION - Fique, (e não saia) de Férias.

Atualizado: 18 de fev. de 2022

É percebido por todos sobre a importância de planejar uma viagem com antecedência para que as falhas sejam mínimas ou nenhuma e tudo corra bem. Muito bem!

Apartamento de Férias

No entanto, mais um vez, passamos por uma dura fase que requer um isolamento social mais restritivo, respeitado para que tenha uma maior eficácia. Cidades se fecham para o turismo, a dureza de dizer "não venha" a um turista é a mesma que tirar um doce da boca de uma criança. Triste! Nunca pensamos que pudesse piorar tanto.


Na fase emergencial, uma das mais rígidas do Governo de São Paulo, o fluxo de turismo e tantas outras atividades foram interrompidas. Praias fechadas, cidades do interior trancam seus portais, ambientes sociais suspensos e lazer de uso coletivo com restrições de acesso. Tudo por conta do aumento de casos da doença. Necessário se faz.


Em meio a tantas incertezas, sobram pouquíssimas opções para planejar lazer, as viagens e o turismo. E por isso, à fim de evitar transtornos com remarcações ou cancelamentos, muita gente tem optado em aproveitar as férias (algumas forçadas) de casa mesmo, ou "turistando" pela própria cidade e redondezas.


O "staycation", não tem nada de novo, trata-se de uma modalidade de fazer turismo já discutida na literatura . Da junção de duas palavras em inglês "stay" de ficar e "vacation" que significa férias, origina o "ficar de férias em casa". Parece estranho, mas pode ser bem interessante e até bem diferente. A necessidade de escapar dos grandes centros e até mesmo de cidades perigosas, do ponto de vista sanitário, o staycation se faz presente e com grandes possibilidades de ficar e pra sempre. O ser humano precisa dar vazão. O que décadas atrás o turismo e o lazer era visto como serviço de última necessidade dentro de uma lista restritiva familiar, hoje, mais que nunca, se torna necessidade básica vital. Salutar!!!


Formas de staycation


1 - Ficar em casa - pode parecer estranho encarar a própria residência como ambiente de férias, mas ler aquele livro que está "encalacrado" na sua estante a anos, ou, maratonar séries ou ainda aproveita pra organizar os armários e gavetas da casa. Libera espaço para o novo e sai da rotina.

Uma outra opção menos solitária, pode ser acionar a sua Bolha Social se tiver uma, mas seja responsável.


2 - Famoso Bate-Volta - fazer um vai e volta nas cidades vizinhas pode ser uma outra alternativa. Faça uma pesquisa e descubra atrativos que nem imaginava que ficasse tão perto da sua casa. Se estiver com restrições de acesso, faça só o passeio de carro mesmo.


3- Dormir Fora - em alguns lugares, seguindo os protocolos e com taxas de ocupação reduzidas, os hotéis estão funcionando.Que tal passar uma noite diferente mesmo que seja na sua própria cidade? Pode ser uma experiência e tanta.


4 - Dar uma rolê - pegar o carro e dar uma volta na própria cidade. Ver e observar lugares que em dias comuns não se percebe por conta da correria. Ir até aquela rua que você cresceu ou até o bairro dos amigos de infância. Baita viagem sem sair do lugar hein...


5 - Passeios Virtuais - A tecnologia permite que sem precisar sair de casa, possamos conhecer lugares incríveis, como Museu do Louvre ou a Torre Eiffel, apenas a um clique.



Esse formato de turismo, nada mais é que uma tentativa de manter ativo o turista e nossas práticas sociais: desejar-viajar-consumir-fruir- retornar. A vontade de viajar, de sair livremente e poder ir a qualquer lugar, no presente momento, estaá impedida, mas que sirva de reflexão pra que dessa vez, diante de todo o cenário trágico e triste, quem pode: #fiqueemcasa pra poder viajar depois.


Atenção: devido ao aumento do número de casos e à lotação dos hospitais em todo o estado não é recomendável viajar a turismo neste momento, mesmo se as praias de SP estiverem liberadas. #ficaemcasa #porvoce #pormim

Até o próximo conteúdo.


Beijo. (¬‿¬)


Clau Parra.

 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_turismo em tempo real!!!

 






Comments


bottom of page