top of page

Bondinho Pão de Açúcar - dicas de como visitar

Atualizado: 17 de fev. de 2022

Ir ao Rio e não visitar o trio - Praia Vermelha, Urca e Pão de Açúcar, é como ir a Foz do Iguaçu e deixar de ver as Cataratas. Não é a toa, que é considerado um dos cartões postais mais visitados do país e do mundo.


Não se trata de uma simples visita, mas de uma "experiência" incrível e inesquecível. A uma altura de 396 metros acima do mar, é possível desbravar só pelo olhar, novos ângulos da cidade maravilhosa. O atrativo Parque Turístico Bondinho do Pão de Açúcar, é composto por dois morros, o Morro da Urca e o do Pão de Açúcar, que são interligado por um teleférico, popularmente conhecido como "bondinho" por questões históricas.


Aqui você vai saber como chegar, por onde embarcar no bondinho, quanto custa e o que fazer e tudo que precisa para inserir no seu roteiro esse passeio maravilhoso, que na minha opinião, foi o "must" do Rio. Além de uma pequena análise técnica.


Ingressos


O melhor que se tem fazer é se conectar ao site do próprio Bondinho do Pão de Açúcar, você pode acessá-lo por esse link clicando aqui. Comprando diretamente no site, você evita filas e paga mais barato. No entanto, caso queira comprar na hora, também pode fazê-lo nos totens de autoatendimento na entrada do Parque. O ingresso dá acesso aos dois morros, ida e volta. Existem diversos valores, ingressos com desconto para cariocas, de acesso rápido, bastidores, tour ecológico, histórico, e o tradicional ao valor promocional de R$ 114,00 por pessoa. Não é nada barato, pensando em uma família de 4 pessoas. Mas com sempre digo, esse "crime" compensa.


O Passeio


A plataforma de embarque para a Estação 1 - Morro da Urca, fica na Praia Vermelha no Bairro da Urca. É uma prainha bem pequena, em zona militar e bem aconchegante. No retorno do passeio vale a visitinha, que inclusive oferece acesso ao Circulo Militar.

Mas vamos ao passeio de bondinho primeiro.

O trecho Praia Vermelha ao Morro da Urca é bem rapidinho e já a partir daí prepara-se para as melhores paisagens da vida. Tem quem se aventure a subir por trilha - gratuitamente - mas nem passou na minha cabeça honestamente. rs



Desembarque: Morro da Urca a 220 metros do nível do mar, oferece uma impressionante vista da baia de Guanabara - da Enseada do Botafogo ao Aterro do Flamengo, passando pelas praias da Zona Sul - Copacabana - até o Centro, Aeroporto Santos Dumont, Ilha do Governador e até parte de Niterói. Pode respirar! rs


O espaço tem uma boa infra e estrutura de alimentos e bebidas, banheiros, galerias, lojas de souvernirs, anfiteatro, mirantes e heliponto para passeio de helicóptero com diversos roteiros. Um deles por $ 535 reais por pessoa para um tour de 8 minutos até o Cristo. (quase cometemos um "crime", pena que o Cristo estava tomado de nuvem..rs, desistimos)


Próxima estação: adicionando mais 176 metros e de bondinho você chega ao pico do Morro Pão de Açúcar. O ponto mais alto do passeio, menor em infra-estrutura e atrações, mas a vista é indescritível. Além de toda a Baía da Guanabara, é possível avistar as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon. A dica é o Bar e Café Clássico Sunset Club - Urca, e peça o Chopp Therezópolis bemmmm gelado, contemple e só.



Em termos de atividades no complexo todo, existe um museu o"Cocuruto", que conta a historia do Pão de Açúcar, a Praça dos Bondes que exibe as gerações dos bondinhos, inclusive dentro é um Studio de tatoo, e todos os Mirantes que oferecem uma vista bem 360 graus do Rio.


Dizem que o entardecer é o momento mais lindo. Então, assim que pisamos no Rio, decidimos fazer esse atrativo, antes que o tempo fique fechado, já que a previsão nao era das melhores. Mas custo acreditar que em outros momentos não seja tão lindo quanto rs. A única questão negativa que realmente se faz importante no planejamento da viagem, é que se trata de um ambiente que para ter uma experiência completa, o dia precisa realmente estar limpo e aberto, do contrário, se compromete toda a visita e a experiência.


Um ponto bem positivo e importante, e diferente do Cristo, é que ao comprar os ingressos você tem até 7 dias para consumir sem que sejam invalidados. Então dá pra planejar de acordo com a previsão climática.


Informações úteis


Horário de funcionamento do parque:

Todos os dias das 10h às 19h.

Entrada de visitantes até às 18h.



"Pra turismólogo ver": O complexo Bondinho do Pão de Açúcar, em termos de "oferta turística" sem dúvida nenhuma se trata de um atrativo diferenciado. A forma como exploram o espaço e utilizam os recursos é determinado por todo potencial que existe ali. Parece óbvio? Não! Já visitei atrativo de grau de hierarquização IV que não são tratados dessa maneira. Estamos falando de um atrativo de grande significado para o mercado turístico internacional. Sua capacidade de gerar fluxo diário de visitantes, nacionais e internacionais tem projeção mundial. Tudo isso representado por toda qualidade do equipamento em todas as etapas do passeio. É percebido, limpeza constante, segurança e zelo pelo espaço, sinalização por toda a área, hospitalidade da parte de todos que pude ter contato (sem contato, é claro) e se tratando de protocolos Covid-19, com um turismo consciente, chegam a ser rígidos com quem não se comporta. Agradável, confortável, seguro e recomendável.


Gostou de saber mais sobre esse importante atrativo do nosso Brasil?


Curte, compartilha e salva pra quando for planejar a sua viagem, voltar aqui e aproveitar todo o conteúdo.


Um abraço e até a próxima. (¬‿¬)


Clau Parra.

 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_turismo em tempo real e muitas notícias!!!

 

Vai viajar? Alugue um carro com a RENTCARS - Rápido, Seguro e mais BARATO!!!!


 


bottom of page