top of page

O que fazer no Rio de Janeiro em 3 dias

Atualizado: 27 de fev. de 2022

E o Rio de Janeiro continua lindo...


Uma das cidades mais lindas do Brasil, o Rio de Janeiro é e continua sendo um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo. O carnaval de 2020, registrou um dos melhores e maiores carnavais de todos os tempos. Hotéis com lotação máxima, maior número de navios internacionais ancorados e a cidade repleta de foliões. Números recorde! E quem diria que depois desse sucesso, viria a pandemia, quarentena, coronavírus covid19, isolamento social e tudo o mais que vivemos até os dias de hoje.


Embarquei para o Rio no dia 23 de fevereiro de 2021, uma viagem que deveria ter sido feita exatamente um ano atrás, e se eu não fosse agora perderia todas as cartas de créditos dos serviços turísticos comprados. A opção foi: fé em Deus e pé na tábua.


Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro

Rio é destino para o ano todo, todos os dias e todas as horas. O que não faltam são atrações que atendem a todos os gostos e bolsos. O interessante (e muito bom do ponto de vista "pandemia") é que a maioria das atrações são ao ar livre, então, pode ir com a tranquilidade de estar longe de grandes aglomerações.


Confira aqui todas as dicas da viagem e de um roteiro bem tranquilo pra fazer em amigos, casal e em família com crianças.


A Estrutura da Viagem


- Aéreo CGH/SDU/CGH - Voando Azul Linhas Aéreas - voo de exatos 45 minutos em ambos trechos. Viagem muita tranquila (sem bordo nenhum, apenas água) e minha dica é: se possível, voem de dia que o voo é bem curto e a aeronave fica em torno de 10 mil metros, o que rende uma paisagem maravilhosa. É possível avistar todo o litoral norte de São Paulo com riqueza de detalhes. Vejam as fotos que não mentem. Incrível!


Vista do litoral norte de SP - Ubatuba.

- Hospedagem - com aplausos aos Hotéis Windsor. Cumpriram com todos os serviços, sem nunca terem questionado ou diminuído minha reserva feita à um ano atrás. Ainda ofereceram um up grade de quarto, já que nossa reserva estava no primeiro andar (ninguém merece primeiro andar rs). O que eu vi: hospitalidade, cortesia e uma vontade muito grande de atender o hóspede. Pra uma professora do setor, isso é bálsamo para alma.rs


- Transfers ou Traslados - optamos por não alugar um carro e usar Uber e o VLT quando fosse possível. Todos os motoristas do Uber, sem exceção nenhum foram muito receptivos e simpáticos. Tanto que um deles, sem estar no itinerário, nos levou pra conhecer o bairro da Urca, contando os causos da agradável mureta da urca nos finais de tarde. Já o VLT, que significa "Veículo Leve sobre Trilhos", um moderno bonde de primeiro mundo que faz a rota centro do Rio de Janeiro. E como somos curiosos, fomos na Linha 1, embarcando na Sao Bento e desembarcando na Praia Formosa com reembarque pela Linha 2 até o Aeroporto Santos Dumont.


Clau Parra no Rio
Restaurante File de Ouro

Alimentação - não custa barato, mas se come bem. O Rio oferece inúmeras opções e a cada dia tentávamos obter boas experiências com menor custo. A minha dica para um prato bem carioca, segundo os blogs e especialistas, é o File Oswaldo Aranha, uma homenagem ao diplomata que sempre pedia o mesmo prato na Lapa, e consiste em um filé mignon alto temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos. Sennnnsacional e você encontra em diversos lugares, o nosso foi no Restaurante File de Ouro, do ladinho do Parque Lage e Jardim Botânico, o preço achei bem alto para o que foi servido, talvez se tivesse algum outro complemento valeria o custo.


Mas o nosso queridinho do dia a dia foi o Siqueira Grill, que fica em Copacabana, com uma farta opção e diversos tipos de comida, asiática, frutos do mar, saladas incríveis e servidas em estilo self-service e com um custo benefício alto. E uma experiencia muito boa também com o Restaurante Maxim's que fica na Av. Atlântica, pedimos um macarrão com camarão, e uma caldeirada de peixe, muito bom, bem servidos e custo justo.


- Passeios - A proposta e objetivo dessa viagem foi justamente #turistar no Rio. Conhecer os principais atrativos turísticos e zanzar pelas praias "cariócaix". Com isso, o roteiro foi pré elaborado com ajuda de grupos de Facebook, sites de blog e os próprios sites dos atrativos.

Sobre o Bondinho Pão de Açúcar, Corcovado, Parque Lage, Confeitaria Colombo, Forte de Copacabana. Clique neles para conteúdo completo de como visitar.


Todos sabem que uma viagem é estruturada pelo tripé do turismo: transporte, hospedagem e atrativos, e o que vier depois disso são serviços adicionais. Quando tem bem estabelecidos esses itens, os demais ficam fáceis de decidir e inserir no roteiro. Porque tudo depende, do tempo de duração da viagem, disponibilidade financeira e desejo de conhecer. Uma vez definidos esses itens, tudo fica mais simples.


Então, vai por mim, que te ensino passo a passo pra construir o seu roteiro dos sonhos, gastando muito menos que você pensa.



Aqui separei um conteudo bem legal também sobre as 10 praias no rio de janeiro de tirar o fôlego do Blog Viagem & Cura por Luana Lopo.



Um beijo e até o próximo conteúdo.


Clau Parra

e-Vai Por Mim.


 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas notícias!!!






Commentaires


bottom of page