top of page

A surpreendente e gastronômica Piracaia

Atualizado: 17 de fev. de 2022

O brasileiro voltou a viajar, é fato! E conforme as pesquisas de diversas instituições, as preferências são para destinos mais próximo de casa.


O Airbnb por exemplo, fez uma pesquisa obtendo como base as notas médias dadas pelos hóspedes às acomodações entre junho de 2019 e junho de 2020, que revelou as 10 cidades brasileiras que se destacaram em termos de hospitalidade, e adivinhem quem ficou com o primeiríssimo lugar?

Clau Parra - E-Vai Por Mim
Letras Caixa de Piracaia

Sim, a simpatia Piracaia Cidade Turística! De nome esquisito: Pirá= peixe e Kaîa= queimado, originou-se então a imprevisível e surprendente cidade do interior de São Paulo. A pouco mais de uma hora da capital, a cidade prevê boas atrações, hospedagem qualidade e muita gastronomia.


Para o staycation no formato bate e volta, pode ser uma boa alternativa de passeio e turismo. Tive o prazer de conhecer e experimentar a cidade, e me surpreendeu demais, em vários segmentos e vou mostrar algumas dicas e orientações caso queira aproveitar. Bora?


Primeiro de tudo, você vai encontrar uma cidade com paisagens lindas e montanhosa, muito verde e também histórica, principalmente pela Rota Turística Arquitetônica, que revela muita historia e beleza das simpáticas "casinhas" da região central que nos remete ao Brasil Imperial.


De posse do maior crucifixo do mundo, o Santo Cruzeiro tem 14 metros de altura esculpido em cimento. Um espaço preparado para receber o turista, além de abrigar as letras-caixas da cidade, ideal para fotinhos. O acesso pode ser feito pela estradinha, ou pelas escadarias com 591 degraus, daí vai da sua disposição ou penitência pra cumprir...rs.

Clau Parra - E-Vai Por Mim
Sunset no Lago dos Sonhos

O pôr do sol de Piracaia é diferente......é iluminado, é musica, é fannnnntástico, e a minha experiência com o astro rei, foi em um Sunset promovido pela incrível Pousada Lago dos Sonhos, que fica em uma região bem alta e privilegiada da cidade. Se as fotos emocionam, pense ao vivo?! Tivemos a sorte de um dia e céu incrível.


Encontrei uma cidade com forte potencial para o gastroturismo, não apenas pelo fato do Festival da Truta que estava acontecendo na cidade, mas por tantas opções de restaurantes de alta e boa qualidade e para todos os bolsos. Tive a oportunidade de conhecer alguns, e como só recomendo o que conheço, minha dica vai para o Bérgamo Restaurante Ristorante, uma autêntica cozinha italiana com as entradinhas mais deliciosas da cidade, depois para o

Clau Parra - E-Vai Por Mim
Bruschetta do Bérgamo: tradicional e funghi

Taiada, onde tive a experiência de comer a famosa truta de Piracaia e o restaurante do Lago dos Sonhos, com alta gastronomia e um visual que tempera ainda mais o prato. Para doces e aquele cafezinho que não pode faltar, ficamos com a Sheila Doces, que além de fofo o espaço é de-li-ci-o-so, tudo feito por ela mesmo. Existem muitas opções de restaurante, como o Breda, um do mais tradicionais da cidade e o bem avaliado Rede Hakuo, que fica dentro do supermercado bacanérrimo que tem por lá, visual e comida de excelente qualidade.


O balanço com apelo #instagramável fica na Pousada Lago dos Sonhos, que não foram nada bobos ao instalarem em cenário paradisíaco da represa.


Clau Parra - E-Vai Por Mim
Balanço da Pousada Lago dos Sonhos

Os agradecimentos especiais vai para a Fazenda Fortaleza Race Park, que nos acolheu tão delicia na casinha que traduz seu espaço centenário da época dos barões café. A turma do Turismo da cidade que nos recepcionou e mostrou o que há de melhor por lá.


"Uma surpreendente Piracaia que merece muitas visitas, muitos passeios e muitos retornos, pelo menos da minha parte. O ranking de primeira cidade hospitaleira do país, faz todo sentido e é muito merecido.







Um pouco mais de Piracaia, por fotos.


Se gostou desse conteúdo já salva nos seus favoritos para acompanhar toda a atualização, pois conforme vou conhecendo novos espaços vou avaliando e postando aqui.


Até a próxima.


Bjo.


Clau Parra



CURTE...


COMPARTILHE...


COMENTE...

 
 

Vale ressaltar que as opiniões e análise aqui descritas são baseadas em experiências particulares e que os custos de todas as viagens são arcadas por economias pessoais. Não existe aqui post patrocinado. Alguns conteúdos contém links que são inseridos espontaneamente e outros que direcionam para programas de filiados, e que se você optar por comprar pelo link, você está ajudando a manter esse blog e sem publicidade. Isso é transparência e respeito pelo leitor.

Um beijo.

Clau Parra

bottom of page