top of page

Turismo em Pedra Bela: sinônimo de hospitalidade

Atualizado: 20 de jan. de 2023

Atualizado: Fev/22


Neste conteúdo você vai encontrar:



Divisa com as Minas Gerais, cidade pequena, quase 6 mil habitantes, clima ameno, povo receptivo e hospitaleiro, assim é a pitoresca Pedra Bela, uma das belezas escondidas e mais simpáticas no interior de São Paulo. Do alto do morro, que origina o nome da cidade, dois cabos de aço que lançam os turistas a quase 100 km por hora até o portal da cidade. Pura emoção e adrenalina!!!

Pedra Bela
Alto da Pedra Bela

Mas nem só de #tirolesa vive a pequena cidade. Hoje se consolida como um destino para a prática de turismo de aventura e esportes. Espalhados por toda a cidade, é possível o visitante ter experiências diferenciadas junto a natureza, de caminhadas em trilhas á passeios em cachoeiras, escalada, rapel, arvorismo e passeio de 23km de triciclo.


A cidade também recebe muitos motociclistas principalmente no mês de setembro que acontece o Encontro dos Motociclistas e em dezembro a cidade é invadida pelos ciclistas com o evento Cicloturismo.


romeiros e igreja de Pedra Bela
Dia de Nossa Senhora Aparecida - romeiros em Pedra Bela

A fé também movimenta a pequena cidade no mês de outubro, no dia de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário do Alto da Pedra é ponto de romaria e recebe cerca de 10.000 pessoas, quase o dobro da população, quando acontece também uma grande festa. E lá de cima é possível ter as melhores e mais lindas imagens pra cristalizar em fotos ou apenas deixar na memória.




A paisagem é de tirar o fôlego mesmo! Esse pôr do sol não dá pra explicar. Só sentir! #pedrabela

 

PARA CHEGAR EM PEDRA BELA? Vai por aqui...


De São Paulo a melhor rota é a via BR 381 - Rodovia Fernão Dias com duração de aproximadamente 1 hora e 40 minutos de viagem. Passa por Bragança Paulista e segue na Rodovia BR 146 - José Bueno de Miranda até o portal da cidade.

 

ONDE COMER E PETISCAR


Restaurante Via 294 - o point dos motociclistas que passam na cidade, ambiente rústico e bem familiar, possui um cardápio variado com batatas recheadas, parmigianas, e carnes. O meu preferido é sempre a picanha argentina, com arroz e fritas, mas da ultima vez que estive

lá, a pedida foi perfeita: pão italiano recheado de 4 queijos com tábua de cortes especiais de contra filét, hummmmmmmmmm.......Preço justo e comida boa.


Pão Italiano com 4 queijos e tábua de contra filet especial.

Muvuca Caipira - no alto da pedra, ambiente familiar e comida de sabor caseiro com toque caipira. Os donos são extremamente atenciosos e faz de tudo para agradar a qualquer paladar. A delicia da casa fica por conta do virado de banana, um doce típico da cidade e muito saboroso.

virado de banana de Pedra Bela
Virado de banana feito pela esposa do Sr. Eder, proprietário


Choperia e Pizzaria La Bella - localizada no centro, sem dúvida nenhuma é o point noturno da cidade. Frequentada por todas as idades, ambiente familiar, música ao vivo, petiscos e pizza boa. Peça por pizza aperitivo e uma torre de chopp que mantém a bebida bem gelada. Preço justo e atendimento bom.


Restaurante e Pesqueiro Bela Vista - O acesso fica antes do portal da cidade, no Km 10 da Rod. Joseé Bueno de Miranda. A comida é típica mineira, preparada no fogão a lenha por toda a família do João Pedro, o proprietário. Possui 5 lagos para pescaria de lazer, muita área verde, redário e playground. Paga um preço e se serve a vontade, entendeu o por que do redário? rs.


Empório Santa Clara - sabe aqueles lugares que quando a gente entra não tem mais vontade de sair, ou perde a noção do tempo, porque o jeito de receber o visitante é todo

cafe Santa Clara
café do empório Santa Clara

especial? Então....esse é o Empório Santa Clara, que em breve irá inaugurar um novo espaço que irá servir, café da manhã da roça. Dos pães feito na hora aos tradicionais bolinhos de chuva. Fora os variados tipos de queijos, compotas, doces, cachaças, pinguinhas e muita coisa boa. A vista é rural e a atmosfera que cerca o espaço também. Fica na estrada Waldomiro Batista KM 01 e funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.


Boteco e Restaurante São Sebastião - o lugar cheio de detalhes e com muitas opções, de porções à refeições, ou um simples chopp sentado nas mesinhas da Praça. Pitoresco e muito bem localizado, já que fica no centro. A noite, sempre promete com moçada e agito.



Obs.: vale consultar antes da visita dias e horários de funcionamento.

 

ONDE FICAR

A cidade tem boas opções de hospedagem, embora simples muito confortável. O que me agrada muito e torna diferente a estadia é que você é recepcionado pelo proprietário que sempre muito receptivo e agradável. Nas minhas viagens adoro conversar com essas pessoas, que tem muito a contar sobre a cidade e sua história, sempre deliciosas de ouvir. Aqui listei apenas as que conheço e obtive alguma experiência, onde todas são cercadas de muito verde, natureza e tranquilidade, além do charme.


Pousada Alma de Pedra - localização privilegiada e perfeita pra quem busca um final de semana romântico e bem tranquilo. A hospedagem é feita em chalés conforme fotos abaixo, e servem um caprichoso café da manhã colonial, tudo feito na hora e lá mesmo pelo casal Ana e Alexandre. Pensa numa recepção carinhosa? Tudo isso por um valor bem especial. Super recomendo! Para reservas e maiores informações clique aqui.



Pousada Cheiro Verde - a pousada oferece uma paisagem fantástica. Recepção e atendimento bastante familiar. A sensação é de que estamos no conforto do nosso lar. Quartos simples com estrutura de cozinha completa, que oferece o conforto para famílias

cafe
café do Sr. Eduardo da Pousada Cheiro Verde

com crianças. Servem um cafézinho no bule que é muito característico da região, tudo feito pelo próprio dono, o Sr. Eduardo que é muito, mas muito caprichoso. Para reservas e maiores informações clique aqui.


Pousada Valle das Pedras - reunindo charme, conforto e bom gosto e muito próximo do centro da cidade, a pousada tem ótima estrutura, talvez a mais completa. A hospedagem é feita em chalés (algumas possuem hidro) e oferecem café da manhã bem típico do interior, tudo feito pela esposa do proprietário. Para reservas e maiores informações clique aqui.



 

O QUE FAZER EM PEDRA BELA?


ATRATIVOS TURÍSTICOS


Além dos já mencionados, existem outros atrativos que podem ser visitados durante a sua permanência na cidade. Em recente visita, percebi que a cidade evoluiu demais e aumentou bem em termos de atratividade.


Pedra Maria Antonia -uma rocha granítica, muito cobiçada para esporte de escalada em montanhas que abriga várias vias de escalada sendo referencia no estado de São Paulo.


Cachoeira Boca da Mata - Essa piscina natural é formada pelo Rio Camanducaia na divisa entre o estado de São Paulo e Minas Gerais. Não existe nenhuma estrutura para receber turistas.


Pedra das Araras - Mão de Deus - estas duas pedras fazem parte da Fazenda Cobal, situada na divisa de Bragança Paulista e Pedra Bela. A fazenda possui potencialidade para receber turistas. (Turismo Rural).


Praça São Sebastião - a praça de São Sebastião está localizada na área central principal do município. A praça atualmente é palco dos principais eventos que acontecem na cidade, como: carnaval, festival de inverno, festa de São Sebastião, entre outros eventos que você pode ver clicando aqui.


PASSEIO DE QUADRICICLO


Localizado no alto da Pedra, o turista que visitar a cidade de Pedra Bela, tem a oportunidade única e inesquecível de realizar um passeio de 26 KM entre ida e volta até cachoeira do Tamanduá localizada na cidade de Toledo MG de quadriciclo. Para maiores informações, valores e funcionamento, clica aqui.



ALAMBIQUES


Bar e Alambique do Jando - Em Pedra Bela existem alambiques, aberto à visitação com direito degustação e compra. Pra quem gosta de uma cachacinha, vale a visita. E ainda poderá ver todo o processo da produção da cana a cachaça, é muito legal.

É bem pertinho da região central e você será muito bem recepcionado também. Passa lá...


Cachaça Siqueira - A cachaça artesanal batizada com o sobrenome de seus produtores é fabricada no alambique João Artur. Conhecida mundialmente, você pode degustar e levar de presente para algum amigo ou aquele tio que ama uma "pinguinha" rs.

Essas são algumas dicas boas das experiências que obtive visitando esse destino incrível do interior de São Paulo. Pedra Bela é exemplo de hospitalidade e acolhimento ao turista e conheço o trabalho diário do município em crescer e profissionalizar ainda mais o turismo na cidade.


Até a próxima!


Bjo.


Clau Parra

 

Se gostou desse post já salva nos seus favoritos para acompanhar toda a atualização, pois conforme vou conhecendo novos espaços vou avaliando e postando aqui.



CURTE...

COMPARTILHE...

COMENTE...

 
 

Vale ressaltar que as opiniões e análise aqui descritas são baseadas em experiências particulares e que os custos de todas as viagens são arcadas por economias pessoais. Não existe post patrocinado. Alguns conteúdos contém links que são inseridos espontaneamente e outros que direcionam para programas de filiados, e que se você optar por comprar pelo link, você está ajudando a manter esse blog e sem publicidade. Isso é transparência e respeito pelo leitor.


 
 

bottom of page