top of page

O que é esse tal de "NOVO NORMAL"?

Atualizado: 7 de dez. de 2020

Diante dos conteúdos que tenho lido e pesquisado, o conceito de “novo normal” é a busca do ser humano pela volta da normalidade. Seria como uma forma de encarar as mudanças que virão de uma maneira mais suave, um conforto para nosso ego frente aos

novos modos de vida, já que não existe alternativa de voltar atrás.


O “normal” nada mais é que a construção de um padrão de comportamento, ou seja, comungar o mesmo hábito e costumes. E se isso for inserido em toda uma comunidade, de forma que todos pensem da mesma maneira ou com semelhanças, as mudanças se tornam menos dolorida e mais aceitáveis. É uma questão de sobrevivência se pensarmos bem.


Mas e a indústria sem chaminés. Como será esse novo normal?


No turismo teremos que nos adaptar! Assim como um turista procedente de um país tropical se acostuma em uma viagem ao Alpes Suíços a usar todo o vestuário e acessórios para se proteger do frio, o mesmo acontecerá conosco, usar máscaras de proteção em todos locais públicos – aviões, hotéis, atrativos, restaurantes - sacar da bolsa o álcool em gel toda vez que tocar em alguma coisa, evitar locais aglomerados (fato de que os eventos estão suspensos por tempo indeterminado), e outros protocolos que servirão para nossa segurança, nos acostumaremos e assim será o NORMAL. Um novo perfil de TURISTA, para um novo modelo de NEGÓCIO.


Penso que estamos em um momento de transição e de aceitação, pouco mais adiante passaremos para o momento de efetivação e retomada do consumo dentro dos novos padrões de “normalidade” e o que não conseguimos prever é até quando teremos que adotar esse novo modelo de vida que nos garante hoje sobrevivência em grupo.


O que fica...


Mesmo diante de tantas mudanças (algumas assustam, é verdade), o momento pandemia deixará um legado que nos acompanhará por décadas e algumas vantagens, como por exemplo, o home office. Um caso pessoal: Quando faço pré-produção de eventos por exemplo, eu sempre tentei mostrar na agência o quanto eu seria capaz de produzir muito mais da minha própria casa, a ficar no trânsito quase cinco horas (ida e volta) para chegar na agência todos os dias. Precisou de uma pandemia para que todo o planeta se voltasse ao mundo digital e percebesse o quanto funciona uma videoconferência! Mais tempo e economia e menos poluição e stress, resulta em mais produtividade.


No meio a tantas incertezas, uma coisa é certa: “nada será como antes”. Aqui tentei trazer de maneira bem simples, racional e metafórica, um entendimento do que passaremos a viver daqui em diante. Será pra sempre? Não sei!


Mas para viver bem, a certeza que tenho é que continuamos a precisar de três temperos para agradar ao paladar e convivência: resiliência, paciência e tolerância!😊 #ficaadica


Paz 💛


Até a próxima e fique bem.


Beijos


Clau Parra


 

Seu comentário é tão importante! Traga suas dúvidas e questionamentos, terei o imenso prazer em respondê-las!

 
 

bottom of page