top of page

Viagem de Navio - o que saber para sua primeira viagem de navio

Atualizado: 12 de jan.


Eu já escrevi alguns conteúdos sobre viagens de navio e falei que fazer uma viagem de cruzeiro marítimo é sim uma experiência incrível. Depois de ter feito sete viagens de navio incluindo uma travessia Brasil-Europa, posso dizer que essa é uma forma única e incrível de explorar o mundo e descobrir lugares que talvez, se não fosse a bordo de um navio, nunca visitaríamos. Então vem comigo ver quantas dicas boas tem aqui pra você, futuro e alegre cruzeirista.


Aqui você vai encontrar:


  1. Como contratar um cruzeiro

  2. Escolha o cruzeiro certo

  3. Documentos de viagem

  4. Itinerário e excursões

  5. Gorjetas

  6. Bagagem

  7. Internet

  8. Custos Extras

  9. Atividades a bordo

  10. Que roupa usar no Cruzeiro

  11. Recreação - "Kids Club"

  12. Pacote de Bebidas

  13. Alimentação



CLAU PARRA EVAIPORMIM
Travessia a bordo do MSC Fantasia - Parada na Santa Cruz de Tenerife - ES.

Como contratar um cruzeiro


Essa é uma das principais dúvidas que as pessoas sempre me perguntam. No geral, existem 2 opções: contratar direto no site da Cia do Cruzeiro ou com uma agência especializada em Cruzeiros.


Eu já comprei das duas maneiras e particularmente prefiro diretamente na Cia do Cruzeiro, por todos os benefícios que se pode ter, como a solução de eventuais problemas sendo resolvidos mais facilmente e principalmente as pontuações em programas de fidelidade o que conta muito, caso você vire um cruzeirista de carteirinha. E os valores são exatamente a mesma coisa na maioria das vezes. Mas recomendo para novos cruzeirista, adquirir sua viagem de navio junto a uma Agência de Viagem porque são tantos detalhes e com muita variedade de rotas e valore . E pra facilitar a sua viagem, eu posso te ajudar com isso. Clica aqui que teremos o melhor cruzeiro pra você.




Escolha o cruzeiro certo


Clau Parra Costa Fascinosa
Embarque Costa Fascinosa

Pesquise diferentes companhias de cruzeiro e destinos para encontrar o que mais se adapta aos seus interesses e orçamento. No Brasil para a temporada 2023-2024 serão apenas duas armadoras que navegarão aos mares brasileiros, sendo cinco navios da MSC e três da Costa Cruzeiros.

Para a escolha da viagem considere a duração do cruzeiro, o tipo de navio, as atividades a bordo e os portos de escala.


Lembre-se: quanto maior a duração, maiores os custos a bordo com bebidas e itens extras.


Documentos de viagem


Verifique se você possui todos os documentos necessários, como passaporte (se for o caso), visto (se necessário), cartão de embarque emitido pela companhia e seguro de viagem - fundamental para viagem de cruzeiros. Certifique-se de que seu passaporte esteja válido por pelo menos seis meses após a data de retorno da viagem. Para viagens na costa brasileira não existe a necessidade de passaporte, apenas um documento original com foto você embarca tranquilamente.



Itinerário e excursões


Estude o itinerário do cruzeiro e planeje quais portos de escala você deseja explorar. As excursões são pagas a parte e precisam ser reservadas antecipadamente. Nas minhas viagens eu desço apenas nos pontos que permite que façamos nosso próprio passeio a pé e próximo ao porto, portanto "grátis". Eu sou do time que gosta de curtir o navio, só desembarco se o destino for muito atraente e se realmente valer a pena.

Esteja ciente dos horários de partida e chegada em cada porto para evitar perder o navio.


Gorjetas


Muitas companhias de cruzeiro adotam a prática de cobrar uma taxa de serviço diária por pessoa. Essa taxa é automaticamente adicionada à sua conta de bordo e são usadas para compensar a equipe de atendimento, incluindo garçons, camareiros, atendentes de cabine,

Garçom MSC
Nosso querido garçom - MSC

entre outros funcionários do navio. Os valores médios de gorjetas sugeridos por dia e por pessoa são entre US$ 2 a US$ 5.


No Brasil é um pouquinho diferente porque culturalmente, os brasileiros não tem (ou perdeu) o hábito de oferecer gorjetas como em outros países. A Taxa de Serviço é uma forma de complementar a remuneração de equipes prestadoras de serviços em turismo, e no caso, a equipe de bordo. Como no Brasil essa atitude não acontece de forma espontânea, a Taxa de Serviço é incluída no valor total do cruzeiro, sendo uma das razões pelas quais os valores das viagens de navio no Brasil costumam ser uma das mais caras comparados a outros destinos.


Alguns navios fornecem envelopes de gorjetas nos quais você pode colocar dinheiro e entregar diretamente aos membros da tripulação que você deseja gratificar. Isso permite que você personalize suas gorjetas e recompense especificamente aqueles que fizeram a diferença em sua experiência. E veja, essa turma que trabalha em navios, merece!



Bagagem

Nos navios também existem as políticas de bagagem incluindo limites de peso e restrições. Normalmente é bem tranquilo em termos de quantidades de malas por pessoas. Mas veja bem, as cabines de um navio embora sejam bem confortáveis são pequenas, então, levar muita bagagem, por mais que tenham armários, se torna um complicador de mobilidade dentro da cabine. Principalmente para as famílias....com crianças. Pensa! Bagagens + camas + toalhas + calçados + brinquedos +....+.....de TODOS a bordo! Ah, a gente fica incomodado sim, então pega leve na bagagem. Leve o básico e essencial e seja muito feliz a bordo!


Internet


Particularmente considero uma viagem de navio o momento ideal para fazer um detox geral de redes sociais, internet e etc. Aliás faz bem e necessário. Mas em viagens mais longas, a gente sabe que não é possível viver no mar sem ao menos saber como estão as coisas por terra. Particularmente acho os serviços de conexão a bordo sofrível e carérrimo. Chega a custar quase 1 mil reais um pacote de internet a bordo. Não vale! Então a dica é: aproveita quando o navio se aproxima da costa que o sinal se estabelece e você fica conectado com seus dados móveis normalmente.


Lembrando que se você for viajar e precisar ficar conectado use o cupom VAIPORMIM5 ou clica aqui para mais descontos e VIAJE CONECTADO sem tarifas extras.



Custos Extras

Por mais que tudo esteja "incluso" quando você compra uma viagem de navio esteja ciente dos custos adicionais a bordo, como bebidas alcoólicas caso não tenha adquirido o Pacote de Bebidas, excursões em terra, compras no Duty Free, serviços de spa e outros serviços que são vendidos a bordo. Recomendo definir um orçamento extra para evitar gastos excessivos e não ter surpresas ao termina da viagem.


Atividades a bordo


São muitas, muitas, muitas!!! Aproveite as atividades e entretenimento oferecidos a bordo, como shows, piscinas, shoppings, restaurantes, apresentações especiais, academia, teatros, gincanas, concursos, e muitas outras atividades. Só fica parado quem quiser!

Ah, e fique de olho no cronograma que você vai receber diariamente na cabine para não perder eventos especiais.





Que roupa usar no Cruzeiro


É comum todos os cruzeiros terem festas temáticas e noites bem agitadas. Pra quem gosta de agito, pode separar o look para as baladinhas a bordo. Só é possivel saber o cronograma de festas depois do embarque, mas, normalmente a Noite de Gala conhecida também como a Noite do Comandante e a Festa do Branco, são os clássicos que sempre acontecem.

A noite do Comandante ou de Gala é a noite mais especial a bordo, onde as mulheres usam e abusam do brilho e os homens usam terno. Mas nada é obrigatório e o que vale é participar.


Recreação - "Kids Club"


O "Kids Club" ou "Clube Infantil" é uma área oferecida em todos navios de cruzeiro e preparada para crianças e adolescentes. São salas e espaços com atividades planejadas para manter as crianças entretidas e envolvidas enquanto seus pais desfrutam de outras áreas e atividades a bordo. E garanto, é sucesso total. As equipes são altamente treinadas e comprometidas com o bem estar e segurança da moçada.


Assim que a gente chega na cabine pela primeira vez a pulseira e a ficha de cadastro já estará disponível. Daí basta entregar no clubinho a Ficha de Inscrição do pequeno ou pequena e aproveitar toda a programação de lazer a bordo. Eu fico super segura com a equipe a bordo.


Pacote de Bebidas


Quando você adquire uma viagem será oferecido o pacote de bebidas, e normalmente com um desconto maior se comprado junto com a viagem. Vale saber que se um membro da cabine adquire um pacote de bebidas, todos da mesma cabine também deverão adquirir o mesmo tipo de pacote. Essa regra vale para todas as cias marítimas. Para menores de 18 é automaticamente o pacote sem álcool.


Caso você não adquira o pacote e prefira consumir a bordo, todos as bebidas deverão ser pagas individualmente no término da viagem.

Mas Claudia, é vantagem comprar pacote de bebidas? Lhe digo: depende do quanto você consome, especialmente as alcoólicas. Por aqui, sempre adquirimos o pacote de bebidas para ter a liberdade de consumir o quanto quiser e a hora que quiser. Mas vale avaliar bem o que esta inserido no pacote, porque existem diversos tipos como: standard, plus, premium, etc. Cada cia marítima atua com um termo diferente. Avalie se vai realmente valer a pena pra você. Dica: se sua viagem por mini cruzeiro eu recomendo de sim, adquira pacote, mas caso sua viagem for acima de 5 dias não recomendo, pelos valores e baixo consumo, principalmente as bebidas alcoólicas.


Ah, é comum ele venderem o pacote de bebidas a bordo, mas com valores mais elevados e chegam até 30% mais caro que se comprado antecipadamente.



Alimentação


A alimentação a bordo tem uma papel especial e importante na experiência da viagem. Principalmente pela variedade gastronômica.


O sistema de refeições a bordo são 24 horas de buffet a disposição do viajante, além do Restaurante com sistema a la carte indicado no ato do seu check-in. Mas esses vale mesmo para o jantar, porque no almoço você certamente estará em algum deck na piscina.


Os navios oferecem refeições de qualidade, e ao longo do dia os buffets vão trocando o tipo de refeições, sendo: buffet de cafe da manhã que é quase um brunch, depois troca para almoço com refeições mais amplas e diversificadas, depois lanche da tarde com especialidades, jantar, e ainda na madruga um buffet para alguma fominha noturna pós baladinha. Tudo isso sem contar as estações de hambúrgueres, batatas fritas, pizzas e outras comilanças.


Existem também a bordo os restaurantes diferenciados que são cobrados a parte também. Normalmente necessita de reserva. E que se também forem adquiridos antecipadamente os valores serão menos que se comprados a bordo.


Espero que aproveite a sua viagem a bordo!


Um beijo e até a próxima.


Clau Parra


 



Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem pra você. E contando...



 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas novidades de viagem, turismo e gastronomia.

 

Como forma de ajudar a manter o blog peço que ajude compartilhando essa publicação e se inscrevendo nas minhas redes sociais como instagram e este site.





Comments


bottom of page