top of page

VACINAS para viajantes - quais tomar antes de uma viagem?

Atualizado: 16 de fev. de 2022

Todo viajante deve saber que para viagens internacionais existem vacinas OBRIGAT√ďRIAS exigidas por diversos pa√≠ses, no entanto sempre ficamos na d√ļvida, sobre qual vacina tomar e qual a anteced√™ncia dessa imuniza√ß√£o. Aqui preparei um mini dossi√™ com #dicas e #regras estipuladas e recomenda√ß√Ķes para n√£o azedar a sua viagem logo no embarque. Vale lembrar que a quest√£o da vacina sobre a pandemia Coronav√≠rus, n√£o entrou "ainda" nesse conte√ļdo, at√© porque n√£o existem informa√ß√Ķes s√≥lidas sobre o tema, mas certamente entrar√° no rol das obrigat√≥rias.


Antes de tudo, decidido o destino, procure as regras de acesso aos países que irá visitar. Ponto de partida para uma viagem de sucesso!!!

Quais vacinas devo tomar?


Cada pa√≠s tem sua regras espec√≠ficas de entrada. O ideal √© procurar por informa√ß√Ķes sempre no m√≠nimo 20 dias antes do embarque. Veja um exemplo cl√°ssico de quem n√£o viaja por falta de vacina: a √ļnica vacina (ainda) em escala mundial sendo como OBRIGAT√ďRIA, √© a da Febre Amarela, que ao tomar s√≥ come√ßa a fazer efeito ap√≥s 10 dias da aplica√ß√£o, ent√£o nem adianta tomar 5, 4 ou 3 dias antes do embarque, porque com toda certeza voc√™ N√ÉO VAI EMBARCAR. Muitas companhias a√©reas evita o desgaste no aeroporto de embarque mesmo, ou pode acontecer de conseguir embarcar e ser deportado para pa√≠s de origem.


Independente do tipo da sua viagem ou local de destino, a ANVISA - Ag√™ncia Nacional da Vigil√Ęncia Sanit√°ria, recomenda que o viajante tenha sempre em dia algumas vacinas importantes, sendo elas:


- Hepatite A e B - com √™nfase para pa√≠ses da √Āsia e regi√Ķes litor√Ęneas.

- Tétano

- Difteria

- Tríplice Viral ( contra caxumba, sarampo e rubéola)

- Antirr√°bica (contra raiva por eventual mordida de cachorro, rato e morcego)


Centenas de pa√≠ses exigem vacina√ß√£o e as regras s√£o alteradas constantemente. Basta um foco de epidemia em algum ponto do planeta. √Č bom ficar atento para o seu destino. E isso voc√™ pode descobrir nesse site da Anvisa sobre as exig√™ncias de cada pa√≠s, basta clicar na aba "Exig√™ncias de Viagem" e selecionar o pa√≠s de destino.


Onde posso tomar essas vacinas?


De modo geral as vacinas podem ser feitas em Postos de Sa√ļde de bairro ou em cl√≠nicas especializadas.


Quanto tempo antes devo tomar as vacinas?


√Č recomendado pela ANVISA, que o viajante providencie a imuniza√ß√£o com prazo de 6 ou no minimo 4 semanas antes da data de embarque.


Como ter o Certificado Internacional de Vacina - CVIP?


Muitas companhias aéreas exigem que o Certificado de Vacinação seja aquele "amarelinho" |Internacional. Caso você não tenha esse, melhor providenciar e existem duas formas de solicitar: presencial e online.


1. Para solicitação presencial busque uma Unidade Emissora de CVIP - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - IMPORTANTE: apenas EMITEM o certificado e NÃO oferecem a vacina.


2. Para solicita√ß√£o online cadastre-se no Portal de Servi√ßos usando seu n√ļmero de CPF e e-mail.


Essas s√£o informa√ß√Ķes importante sobre viagem que nem sempre o Agente de Viagens vai te oferecer. √Č claro que, sendo ele, um profissional de viagens, deveria sim orientar seus passageiros sobre todos os tr√Ęmites da viagem para que nada saia fora do planejado.


Masssssss, eu, você e a torcida do GruAIRPORT sabemos que nem sempre esse Agente de Viagens fará isso por você!

Então, não marque bobeira e não dê chance para o azar, vai que alteraram alguma regra e você ou até o agente de viagens não tem conhecimento ainda?!


Fica minha DICA!!


Vai viajar e quer dicas de como fazer o Kit Primeiro Socorros? Veja neste post: Kit PS - Remédios para viagem.


Um beijo e até a próxima.


;)

Clau

 

Gostou desse conte√ļdo? Tem algo que precisamos acrescentar? Comenta aqui.

 

Vai viajar? Sábados e que viajar sem um SEGURO VIAGEM em tempos de pandemia é loucura né?! Então aproveita meu cupom de desconto. Só acessar o site por aq ui.





#viagens #anvisa #vacinas #viajante #travel #tourism #evaipormim #clauparra #aeroporto #documentosdeviagens #agenciadeviagens #informativodeviagem #experiencias

bottom of page