top of page

Passaporte da Vacina e a volta do Turismo

Atualizado: 17 de fev. de 2022

Atualizado: Fev/22


Além de ser um dos primeiros setores a sentir a crise advinda da pandemia, o tturÍiticossa por marcantes e contínuas transformações. O formato de como viajamos já não é simplesmente "fazer as malas"(ou em um futuro próximo, mala nenhuma). O setor tem que lidar com uma quantidade ilimitada de protocolos sanitários, regras e cuidados.


Ao passo que a vacinação avança em todo o mundo, empresas do setor e destinos turísticos passam a exigir o "Passaporte da Vacina", a fim de facilitar as viagens promovendo uma retomada do turismo com maior celeridade e segurança. Viajar vacinado não isenta de se contaminar, mas certamente reduz os riscos de um quadro mais grave da doença.


Algumas companhias aéreas já estão aderindo ao documento, que oferece aos passageiros uma pré-autorização e agilidade nos processos de embarque do aeroporto.


Mas o que é o Passaporte da Vacina?


Passaporte da vacina, ou passaporte de vacinação, ou ainda passaporte sanitário é o certificado de vacinação, quando exigido para entrar em algum lugar onde só é permitido pessoas vacinadas. O aplicativo ConectSus por exemplo, funciona como passaporte da vacina.

Clau Parra
APP ConectSUS

O certificado gerado pelo App é aceito em todo Brasil, assim como os comprovantes entregues em papel no ato da vacina.


Viagem Internacional


Com a expectativa de acelerar a retomada do turismo, alguns países já adotam as medidas do "Passaporte da Vacina" para estrangeiros totalmente vacinados contra a covid-19, e isso facilitara muito pra quem já recebeu o imunizante, pois assim, o turista náo precisará passar por todo o processo da "quarentena" ou apresentar o teste negativo.


Não existe ainda alguma determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVIP (Certificado Internacional de Vacinação) da vacina de COVID-19. O certificado do ConectSus pode ser emitido em Inglês e Espanhol e tem sido aceito em países que aceitam brasileiros vacinados.


Vale entender que quase todos os países, criaram um canal de comunicação que se mantem atualizado referente as informações de acesso. Qualquer viajante tem permissão para entrar, seguindo as regras impostas pelo governo e apresentando o Passaporte da Vacina. No entanto, sugiro buscar informações com maiores detalhes caso esteja pensando em viagem internacional, além de todos as exigências aeroportuárias.


Deve ser levado em consideração, que por se tratar de uma exigência mundial e cada país tem tratado a pandemia de formas diferentes, vale entender cada destino da viagem.


O que vale é que seja aceito novos ou velhos documentos e que a retomada do turismo internacional aconteça e se restabeleça o mais rápido possível.


Um abraço e até a próxima. (¬‿¬)


Clau Parra


Caso você tenha alguma informação referente a esse tema, manda pra cá, assim conseguimos um conteúdo sempre atualizado.

 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_turismo em tempo real e muitas notícias!!!


bottom of page