top of page

Pinhalzinho, cidade do interior paulista se prepara para ser MIT.

Atualizado: 29 de ago. de 2023


Tótem Circuito entre Serras e Águas.
Pinhalzinho - SP

Pra quem não sabe ou conhece o termo MIT, são cidades caracterizadas como Município de Interesse Turístico e que deve possuir atrativos turísticos reconhecidos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. Sendo uma iniciativa exclusiva para o Estado de São Paulo, a classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de 650 mil reais por ano. Legal né? Muito! Principalmente para cidades pequenas com baixa arrecadação fiscal e que por motivos óbvios não conseguem destinar melhores e maiores recursos para o setor do Turismo.


Pinhalzinho cidade do interior paulista, sempre atenta e muito participativa se prepara para receber esse título e merecidamente. Na última semana aconteceu a Audiência Pública da atualização do Plano Diretor Municipal de Turismo, que está sob o comando da Prof. Claudia Parra e sua equipe - "Um passo importante da gestão pública para favorecer o turismo e consequentemente promover melhor qualidade de vida aos moradores através de todo o setor do turismo, no qual a cidade tem maior vocação: Turismo Rural e Religioso."


Clau Parra em audiência publica.
Prof. Claudia Parra em momento da Audiência com a presença da população, comtur e prefeitura.

A cidade que possui uma rota de 16 capelas cresceu muito em termos de turismo, e por todos segmentos como a hotelaria por exemplo, que abriga um dos melhores Hotéis Fazenda do interior paulista, o Park Hotel Modelo avaliado como excelente nas plataformas de opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, bem como a Pousada Recanto da Fazenda, com incrível capacidade de atendimento, piscinas aquecidas coberta e fechada além da mini fazendinha.


Piscina da Pousada Recanto da fazenda
Pousada Recanto da Fazenda - Pinhalzinho-SP

Pinhalzinho é típica cidade do interior, muito tranquila e pra quem busca sossego e comida

Empório do Jânio com queijos
Empório do Jânio

boa, que pode ser muito bem apreciada no Villa Itália Ristorante, um restaurante de bases italianas, com massas frescas artesanais únicas e muitos outros toques da mamma e da nonna, que recebe gente de tudo quanto é lugar, considerado com um dos melhores restaurantes da região. Outro ponto que atrai turistas é o Empório do Jânio, que promove o típico Turismo Rural raiz, com possibilidade interação com animais como ordenha de vaca, contato com cavalos, bezerros além da venda de produtos artesanais, como queijos, vinhos, cachaças, mel, compotas e azeites. O espaço conta também com pequeno restaurante que serve café da manhã e um mirante com uma paisagem de tirar o fôlego.

Clau Parra no mirando do Empório do Jânio
Mirante do Empório do Jânio

Outro produto importante cultivado em Pinhalzinho é o cogumelo, em especial o shitake e o cogumelo paris com possiblidade de visita as estufas. A cidade tem até uma festa anual dedicada ao produto. Os interessados em turismo rural têm uma excelente oportunidade em visitar essas propriedades rurais que se dedicam à produção de frutas exóticas como a pitaia, atemoia, groselha e o figo da índia, durante a visita, acompanhada do proprietário da fazenda, é possível conhecer de perto as particularidades do cultivo e ainda provar todas essas delícias e adquirir diretamente da fonte. Bão demais sô!



Agora estamos na torcida e expectativa de que Pinhalzinho, a cidade do céu bonito e do coração grande, brevemente se destaque como cidade turística reconhecida pelo Estado e se configure como mais uma excelente opção de escapadas aos finais de semana e feriados prolongados, pra quem quer curtir aquela ruralidade !!!


E-Vai Por Mim !!!


E fique sempre ligado e atento ao blog que conteúdos como esse são atualizados constantemente.

 

Comments


bottom of page