top of page

Visto Americano - Passo a passo de como tirar

Atualizado: 30 de jan.

Atualizado: Fev/24


O que você vai encontrar nesse conteúdo:



Bom, talvez para muitos esse post não seja novidade, mas para outros pode ajudar a começar os planos rumo a terra do Tio Sam. Todo mundo sabe que para parar, ficar ou apenas passar pelos Estados Unidos, precisa ter um Visto Americano válido.


Decidi criar esse conteúdo porque tenho tido muita procura por essa orientação, muitos me questionam e dizem: "Não sei nem por onde começar." Não requer muita prática e nem muita habilidade, mas necessário ter paciência, porque é um processo burocrático e demorado. Vamos ver?

passaporte

Aqui, compilei todas as informações principais com links direto que encaminha para os sites no decorrer do processo.


Primeiro de tudo você precisa ter um passaporte válido, caso já tenha um, observe a data do vencimento para ver se não vale a pena já providenciar um novo. EUA não autoriza a entrada se o documento estiver perto do vencimento ( mínimo 6 meses). Então, vai por mim e não arrisque.


 Lembre-se: não existe renovação de passaporte. Veja aqui as orientações para tirar passaporte. 

Com um passaporte em mãos você está pronto para preencher um formulário que se chama DS-160, disponível no Site Oficial do Centro Eletrônico de Aplicação Consular do Departamento do Estado Americano . É um questionário com perguntas em inglês, mas não se preocupe, porque existe uma ferramenta que quando clicada em cima traduz para o português.


Dica: veja bem, qualquer inconsistência nas respostas fará você retornar ao zero (sistema não aceita ç e ã, então não use), anote em um papel o número Application ID e salve a cada etapa respondida, assim você garante os dados salvos na plataforma, caso a página expire ou acabe a internet ou luz sei lá rs, e com o ID consegue encontrar o seu processo no sistema. Ao final de tudo, imprima o comprovante de preenchimento.


VISTO AMERICANO

Documentos Necessários para Visto Americano


Resumidamente, para obter o visto americano será necessário apresentar os seguintes documentos:


  1. Passaporte atual com validade de pelo menos 6 meses a partir da data pretendida de viagem para os Estados Unidos;

  2. Página de confirmação do formulário DS-160 impressa;

  3. Página de agendamento do atendimento no CASV com o código de barras.

  4. Foto 5×5 cm colorida e com fundo branco, tirada nos últimos 6 meses. - Obrigatória apenas para quem solicitar atendimento em Porto Alegre ou Recife, ou para menores de 7 anos em qualquer cidade.

Na confirmação do atendimento eles solicitam a foto 5×5 cm. Mas as fotos são tiradas no próprio CASV. Mas por que eles pedem a foto? É para casos em que o sistema de imagens do CASV esteja fora do ar ou por algum motivo não seja possível tirar a foto lá. Apenas no caso de crianças menores de 7 anos, ou nos atendimentos em Porto Alegre ou Recife a foto é obrigatória. Como eu já tinha ouvido alguns relatos que eles não usavam as fotos em São Paulo, eu não levei. E, de fato, não pediram.


Menores de 14 anos ou maiores de 80 anos não precisam comparecer e podem ter o visto expedido ou renovado como membros da família junto com algum familiar. Nesses casos, será exigida a certidão de nascimento ou casamento.


Pagamento de taxa para Visto Americano


Depois que você preencheu o DS-160, você precisa pagar a Taxa de Solicitação de Visto Americano. O valor para visto de visitante é de US$185, (veja aqui outras taxas de vistos) e pode ser pago por boleto ou cartão de crédito na página de agendamento que são feitas em duas etapas: a primeira dela é o CASV, que é o Centro de Atendimento do Solicitante de Visto e a segunda etapa é a famosa e temida "entrevista".


Agendamentos


Com o comprovante de pagamento do MRV (Taxa do Visto Americano) em mãos e todo o processo do DS-160 ok, é hora de agendar a entrevista, que pode ser feito por esse link . Note que você deverá ter uma conta nesse site para agendar a entrevista, realizar o pagamento e escolher a forma como quer receber o seu passaporte com o visto americano. Oba!


Casos em que não precisam agendar a entrevista: menores de 14 anos, maiores de 79 anos ou para solicitantes que tenham visto vencido dentro dos últimos 12 meses (desde que não tenha nenhuma restrição de visto anteriormente e deve ser da mesma categoria)


CASV


Com tudo agendado, é hora de ir ao CASV onde será colhido seus dados biométricos, impressões digitais e foto (não é necessário levar foto). Deve apresentar passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160 (aquela que imprimimos no primeiro passo). A ida ao CASV ocorre antes da entrevista.


O Casv é um representante da Embaixada dos Estados Unidos. Ele foi criado para agilizar o processo de concessão e emissão de vistos americanos. Sempre que alguém for tirar o visto americano pela primeira vez, precisará passar pelo casv com todos os documentos necessários.


"A" Entrevista


O próximo passo é a entrevista. Esteja certo de que não esta esquecendo nenhum documento do processo: passaporte e solicitação de visto, os mais importantes. No entanto, recomendamos que, caso tenha, leve outros documentos que comprove que você não tem intenção de ficar nos EUA ilegalmente. Documentos que ajudam em uma possível suspeita (o que é bem comum pegar nas entrevistas), carteira de trabalho com comprovação de vínculo, contrato de trabalho, extrato bancário, escrituras e contratos de posses e bens, enfim, o quanto mais comprovar, que tem vínculo com Brasil e que pretende voltar pra cá.


Eles precisam ter a segurança de que você não esta indo de "mala e cuia".

Quanto fui tirar o meu, confesso que as "perna treme", principalmente quando esta quase chegando a sua vez na fila "da morte" (porque parece) e a pessoa na sua frente tem o visto negado: Só pensei: Lascou (na verdade falei outra coisa) , a entrevistadora não tá num bom dia! Mas deu tudo certo, mesmo com umas 25 perguntas feitas rs. (Importante: responda com sinceridade e as respostas devem ser exatamente as que você colocou no formulário DS-160, contradições tem grandes chances de negarem o visto). Obrigado de nada e sumi dali.


Eu levei uma pré reserva no hotel, ingressos dos parques temáticos (esse eu já tinha comprado no risco de ter o visto negado), carteira de trabalho, contrato, declaração de imposto de renda, tudo que é documento comprovando que não tinha intenção de morar com a minha irmã (sim, ela mora lá).rs


Bom, não é terrorismo, são só dicas que é bem importante você se preparar. Outra coisa, não pode entrar com bolsas, mochilas, roupas, ops....brincadeira. Lá não passa nada. Leve apenas uma pastinha com os documentos, ponto fim. Deixe no carro tudo se não quiser pagar uma fortuna no guarda-volumes.


Feito tudo isso, visto aprovado, só esperar receber (em média 10 dias) seu passaporte ou pelo correio, ou para retirar no CASV, vai depender a forma como você escolheu no ato do pedido. Caso tenha tido o visto negado, não se desespere, espere o prazo e entre com o pedido novamente. Cruze os dedos que vai dar certo! Confia e...


Pode fazer as malas!


Gostou do conteúdo? Foi útil pra voce?


Compartilha com amigos e salva nos favoritos para ver as atualizações.


Um beijo e até a próxima.


Clau Parra

e-Vai Por Mim - Turismo e Experiências



Clau parra

Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e historia boa pra você. E contando...



 

Aqui tem CUPON DE DESCONTO pra você que vai viajar para os EUA!!! Compare que na Seguros Promo você encontra os melhores preços.


bottom of page