top of page

Transporte Aéreo. Limites e tamanhos da bagagem de mão.

Atualizado: 4 de fev.


A bagagem de mão é aquela que pode ser levada junto com o passageiro na cabine da aeronave sem precisar despachar. E por isso, existem algumas restrições de tamanho e peso, além dos itens permitidos.


Segundo a ANAC, a bagagem de mão não pode passar de 10kg, e o tamanho aceito pela maioria das cias áreas é de 55cm de altura x 35 cm de largura x 25 cm de profundidade.

mala e limites
Limites e tamanho de bagagem de mão.

Mas atenção: a cia aérea pode reduzir esse peso e conteúdo estabelecido pela ANAC. Fique atento!!!


Vale ressaltar que para voos internacionais, as regras podem variar, importante consultar a companhia aérea que vai viajar.


Antes de preparar sua bolsa ou bagagem de mão, fique atento ao que não pode ser transportado nas cabines das aeronaves!


O que posso levar dentro do avião?


  • Mala de mão (10kg) e mochila (item pessoal);

  • Peças que possam ser guardadas embaixo do banco de passageiros ou no compartimento da aeronave;

  • Casaco, sobretudo, mantas ou cobertores;

  • Guarda-chuvas ou bengalas (não pontiagudos);

  • Material de leitura para viagem em quantidade razoável.


O que NÃO pode levar.


Confira alguns exemplos do que você não pode carregar na bagagem de mão:


  • Armas de nenhum tipo, obviamente.

  • Objetos pontiagudos ou cortantes: Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.

  • Ferramentas de trabalho: Pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves e fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes

  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis: Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fotos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.

  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos: Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos


O que PODE levar


Confira aqui, alguns exemplos de itens que podem ser transportados na bagagem de mão (de acordo com o nível de segurança do voo). Na dúvida, consulte antecipadamente a empresa aérea ou evite carrega-los!


Roupas, livros, objetos eletrônicos e outros itens que não representem risco à segurança estão liberados. Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinho usados em exames médicos.


Outros objetos, no entanto, devem respeitar regras específicas para serem transportados como bagagem de mão, seja só:


  • Álcool em gel: em voos nacionais, máximo de 500ml ou 500 gramas por embalagem e de 2 litros ou 2 quilos no total, por pessoa, incluindo todos os demais itens pessoais que sejam classificados como artigo perigoso.

  • Lixa de unha metálica somente sem ponta perfurante ou aresta cortante e com até 6 cm.

  • Bastão de selfie, desde que o peso e volume não excedam os limites permitidos à bagagem de mão (somando com os outros volumes).

  • Apenas em voos domésticos, pode-se levar no máximo cinco garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada, desde que estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%.

  • Líquidos adquiridos no free shop serão aceitos somente se estiverem em sacola selada, acompanhados das notas fiscais do dia do voo. No caso de conexão, consulte a loja para garantir que não terá problema na troca de aeronave.


Será que pode ou não pode levar?


Confira alguns exemplos de itens que causam dúvidas e que podem ser levados na bagagem de mão


  • Aparelho de barbear em cartucho

  • Objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças),

  • Aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 gr por passageiro)

  • Termômetros de medição térmica,

  • Relógio de pulso com alarme,

  • Eletrônicos permitidos a bordo (consulte antecipadamente a companhia aérea).

ATENÇÃO !!!


Em voos internacionais existem restrições para o transporte de quaisquer líquidos e géis que estiverem em embalagens com mais de 100ml, e o limite máximo de líquidos a ser transportado, deve caber em uma embalagem plástica transparente de no máximo 1 litro com fechamento hermético (tipo ziplock). Todos os líquidos e géis devem estar acondicionados na embalagem plástica de forma a facilitar a inspeção pelo agente de proteção, como essas da imagem:


Kit de viagem
Kit Frascos de Viagem permitidos em voos.

Lembre-se que líquidos considerados perigosos não podem acessar as áreas restritas de segurança, mesmo em quantidade inferior a 100ml. Meio obvio não é?! Para alguns não tá!


No quesito medicamentos (com prescrição médica), alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de segurança.


Realmente existe muita informação errada e o povo se confunde mesmo!!!! Já perdi algumas coisas também, por falta de informação. Entre elas meus tubos de creme de cabelo, um pote generoso de creme de amendoim....;(


Essas informações eu peguei no próprio site da ANAC, mas considero muito importante você checar junto a compania aérea se existem restrições diferentes dessas ok.


Curtiu? Então salva esse conteúdo e tenha uma boa viagem.


Até o próximo conteúdo.


Beijo. (¬‿¬)


Clau Parra.




Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e historia pra contar. E contando...


 

 

Foi útil para você esse conteúdo? Aproveita e compartilha nas suas redes sociais. Vamos multiplicar informações importantes para os viajantes.


Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas novidades de viagem, turismo e gastronomia.

 

コメント


bottom of page