Quer descontos em passagens aéreas?
Quer pagar apenas a taxa de embarque?
Que tal um upgrade de voo e viajar em primeira classe?
udo isso pode ser conquistado com o uso inteligente das suas milhas aéreas. Neste conteúdo vou dar dicas de 4 maneiras de acumular milhas.
O mundo dos pontos e milhas aéreas ainda é um grande mistério pra muita gente. Você com certeza deve conhecer alguém que já foi viajar praticamente de graça, pagando o mínimo, e você provavelmente fica se perguntando: Como consegue viajar tanto?
Primeiro de tudo: O que são pontos ou milhas aéreas?
São todos os pontos que você adquire no seu cartão de crédito com compras em lojas e comércio que são afiliados aos programas de fidelidade, que as companhia aérea dispõe. É preciso ter um cartão de crédito válido e é preciso se cadastrar nesses programas para iniciar o processo de "acumulo de pontos" e assim utilizar o resgaste nos produtos que você quiser. Aqui vamos nos concentrar em resgates por bilhetes de passagens, hotéis e até ingressos para disney, ou seja em viagens. Mas existem outras formas de resgate, como eletroeletrônicos, artigos de beleza e tudo mais.
E sim, é muito vantajoso os benefícios que esses programas trazem pra gente. O acumulo de pontos são quase ilimitados e com muitas opções de resgate. E o melhor, são benefícios reais e relevantes para os viajantes. Eu mesma já emiti, 3 aéreos para os EUA, pagando apenas as taxas de embarque, tudo com os pontos acumulados no meu cartão de crédito."Tudo bem que perdi as passagens e não viajei, mas isso é conto pra outro post...."
Vamos lá!?
1. Primeiros Passos: Cadastros
Como falei antes, o primeiro passo é se cadastrar nos programas de fidelidade disponíveis. Quanto mais programas você se cadastrar, mais estratégico pode ser o seu resgate. Porque além do programa de acumulo existem também as campanhas promocionais de cada programa e cartão de crédito. Só precisa estar sempre atento a essas campanhas para transferir seus pontos.
Os programas de fidelidade mais populares são os que estão ligados as companhias aéreas, sendo algumas delas:
Os programas que não estão diretamente ligados as cia aéreas mas que tem opções de viagens:
Dicas:
Sempre inclua seu número de fidelidade ao fazer uma reserva.
Participe de promoções que oferecem milhas extras por voos.
Considere a possibilidade de viajar com companhias aéreas parceiras para acumular milhas no mesmo programa.
2. Cartão de Crédito
Muitos bancos oferecem cartões de crédito que acumulam pontos a cada compra realizada. Esses pontos podem ser convertidos em milhas aéreas.
Dicas:
Escolha um cartão que ofereça uma boa taxa de conversão de pontos para milhas.
Fique atento às promoções de bonificação de pontos na adesão ou em determinadas categorias de gastos.
Pague o saldo total do cartão de crédito a cada mês para evitar juros.
Como eu começo a acumular milhas/pontos para poder viajar?
Uma vez cadastrado nos programas, você já pode iniciar o acumulo de pontos para poder viajar. Geralmente os bancos possuem seus próprios programas de pontos. O Banco Santander por exemplo tem o programa Esfera do cartão de crédito, onde você acumula pontos e depois transfere para seu programa de preferencia. Aí que entra o lance de ser "estratégico", pois você transfere para o programa de fidelidade que melhor te ofereça benefícios no momento.
Existem outras formas de acumular pontos além dos cartões de crédito, que são: viagens de avião, ou seja, sempre insira seu número do programa de fidelidade no ato do Check In.
O bacana é que praticamente todos programas utiliza o nosso CPF como número do associado, então a inserção se torna quase automática pelas cia aéreas. Só fica de olho no seu extrato para ver se entrou mesmo seus pontos/milhas voados após a viagem.
A rede de parceiros é outra fonte diária de acumular pontos/milhas. Quando falo em redes quero dizer lojas virtuais, farmácias, lojas de departamentos, postos de gasolinas entre outros pontos que você pode descobrir através do site do programa quais são as lojas que entram no programa de fidelidade. Exemplo bom, é a campanha que a LATAMPASS fez recentemente, que oferece 40% de pontos extras + 40% de pontos de volta pra quem for do clube Livelo, além de pontos em dobro em lojas de departamento, vale a pena checar sempre as promoções e se cadastrar.
Dicas:
Verifique os parceiros dos programas de fidelidade e priorize compras com eles.
3. Hospedagem
Em hotéis também é possível acumular pontos, quando reservados inclusive via link do site booking.com ou hoteis.com.
4. Clubes de Vantagens
Existem também o clube de pontos/milhas, que são cotas mensais de pontos que você adquire ao se associar no clube. Não é de graça não, você paga uma mensalidade e ganha pontos mensais. Não vejo muitas vantagens nesses clubes, mas vale pegar mais informações e avaliar se realmente é vantajoso.
Eu participo de vários programas de fidelidade, e o que mais uso é da LATAMPASS, talvez pelas facilidades do meu cartão de crédito. Tento acumular os pontos sempre apenas em um programa, assim facilita na hora que você precisa resgatar. Outra vantagem boa é que você continua acumulando quando resgata.
Importante saber que os programas de fidelidade se tornaram um baita negócio lucrativo no Brasil. O objetivo é gerar benefícios em troca de fidelidade. Um casamento que deu certo, é vantajoso para todas as partes, para o turista que quer viajar e tem poucos recursos e para o empresário que mesmo em baixa temporada movimento a seu negócio.
E vai por mim porque com esses programas ficará bem mais fácil viajar.
Boa sorte e boa viagem!
Até a próxima. (¬‿¬)
Clau Parra
Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e história pra contar. E contando...
Gostou desse post? Foi útil pra você? Se ficou alguma dúvida, escreve que vou adorar te ajudar a viajar!
Essa dica vale dinheiro, literalmente! Vejo tanta gente que viaja e ainda não acumula milhas, acho um desperdício. Lendo seu post peguei umas dicas que ainda não conhecia, obrigada por compartilhar :)
Eu já faço a maioria das coisas que vocês descreveu para acumular milhas, eu uso bastante em hoteis, algumas vezes em passagens, mas acumulo bastante com cartões.
Aqui em casa eu sou a responsável por estar atenta ao universo das milhas, costuno dizer que é como a Bolsa de Valores. Depois que você pega o jeito, não paga mais por passagem aérea. Já fizemos várias viagens pagando apenas as taxas e todas internacionais. Para dar um up, meu marido e eu somos membros dos clubes que geram vantagens nas transferências e descontos nas emissões.
Muito elucidativo seu post sobre como juntar milhas para viajar! É sempre útil receber dicas sobre esse assunto, sempre tem uma nova informação que acabamos aprendendo! Obrigada por compartilhar!
Dicas ótimas pra quem está começando no mundo das milhas. Fato é que antigamente era bem mais simples e fácil acumular milhas, a diferença é que agora as possibilidades são muitas e é preciso ficar bem mais atento e gastar mais tempo buscando todas as vantagens. Ainda assim, sempre vale a pena!