Esse é sempre um assunto que coloco na pauta para qualquer trabalho que envolvam as atividades turísticas, seja uma consultoria ou atualização de Pdtur. Acredito muito na importância dos Conselhos, e por isso primeiro vamos entender "o que é" e "para o que" ele convém.
Conselho pra que?
Um conselho gestor é um canal de participação, que contribui e permite estabelecer uma relação e maior aproximação do Poder Público com a Sociedade Civil.
A importância está no seu papel de motivar, influenciar, monitorar, avaliar e apoiar na formulação e implementação de politicas públicas fortalecendo a atividade em destinos turísticos.
Para alguns estados brasileiros, como é o caso de São Paulo, o reconhecimento de um município como turístico e a inclusão nas políticas de turismo depende da existência e atuação continuada do Comtur. Inclusive para concorrer a uma vaga no seleto grupo de Município de Interesse Turístico-MIT, a fim angariar recursos do Fundo de Melhoria das Estâncias para municípios de todo o Estado de SP é fundamental um Conselho ativo, frequente e que seja composto por no mínimo 2/3 pela iniciativa Privada, inclusive o Presidente.
E os desafios dos Conselhos de Turismo
No entanto, quem é atuante dessa área, sabe as dificuldades enfrentadas e os desafios dos Conselhos de Turismo para manter a união e o diálogo dos envolvidos. São muitos desafios e aqui destaco alguns baseados em experiências pessoais:
Baixa representatividade de diferentes setores do turismo na composição de um conselho;
Seleção de membros por afinidade e desprezo pelo setor que atua;
Baixo engajamento dos membros do conselho nas reuniões e encontros;
Influências políticas e pessoais interferem diretamente no funcionamento do conselho, inclusive nas escolhas de membros por posições e cargos;
A descontinuidade das propostas e projetos desmotivam a participação em geral;
Ausência de programas que sensibilize os próprios membros do conselho a respeito das atividades que envolvam o turismo;
Carência de monitoramento dos encaminhamentos propostos durante as reuniões;
Baixa organização e pouco planejamento para as reuniões;
Desinteresse por pautas competentes derivada por atores do setor;
Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados pelos conselhos, mas sempre digo: existe alternativas de reverter esse cenário, basta planejamento adequado e um pouco de flexibilidade e compreensão pela complexidade do colegiado.
O setor turístico é altamente dependente da união das forças do Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil. A criação de um Conselho Municipal de Turismo é peça chave para o desenvolvimento do turismo e da construção de políticas públicas eficientes, baseadas em necessidades e experiências vividas pelo empresário e munícipe da cidade, por essas e outras sempre dou destaque a união do trade turístico.
Até a próxima. (¬‿¬)
Bjo.
Clau Parra
Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e história pra contar. E contando...
Seu comentário é tão importante! Traga suas dúvidas e questionamentos, terei o imenso prazer em respondê-las!
O Login é bem rapidinho e você faz uma única vez.
Foi útil pra você esse conteúdo? Então compartilhe as suas redes socais
Comments