top of page

Campo Limpo Paulista recebe o primeiro Plano Diretor Municipal de Turismo

Dez/2022


Um Plano Diretor de Turismo – PDTUR, é um instrumento de planejamento do turismo, estruturado e inter-relacionado, que tem por objetivo principal orientar a política de desenvolvimento e ordenamento do setor com orientação para os pilares da sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural, e que estabelece metas de curto, médio e longo prazos para todo o setor de turismo com indicações de prioridades para ajudar na tomada de decisões frente aos projetos de turismo.


A cidade de Campo Limpo Paulista, recentemente inserida no Mapa do Turismo do Estado vive momento marcante histórico no que diz respeito ao turismo e a cultura da cidade. Um gestão atuante e democrática, o Prefeito Municipal Luiz Antônio Braz junto com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Jean Carlo Leite da Cunha receberam o documento oficial do Plano Diretor Municipal de Turismo, construído de forma participativa e colaborativa com a populacao e o Conselho Municipal de Turidemo, pela turismóloga Prof. Ms. Claudia Parra e sua equipe.


Prefeito Luiz Antônio, Tur. Claudia Parra e o Secretário de Turismo Jean Carlo em momento de entrega do Pdtur.

Uma cidade que se revelou forte e quase pronta em termos de estrutura para atividades que fomentam o Turismo de Aventura e a tendência do Turismo Rural, além do consolidado Turismo Cultural, com uma agenda riquíssimas de atividades ao longo do ano e a forte vocação do Turismo Industrial em função da gigante alemã da indústria metalúrgica ThyssenKrupp, instalada na cidade desde 1958. São áreas do setor que merecem atenção por toda a sua vocação e que podem ser fios condutores para um possível aumento e melhoria de fluxo turístico da cidade.


"O PDTur de Campo Limpo Paulista está pautado por uma nova concepção das atividades e dos produtos do turismo, fundamentados na inovação e no empreendedorismo que o setor exige em tempos de pós pandemia. O Plano combina as principais vocações do município, que, articuladas com o mercado, estabelecem condições políticas, econômicas e institucionais para que a cidade seja reconhecida em seu estado e região."

Este tipo de ação e iniciativas em obter Pdturs, são de grande importância para o turismo de qualquer cidade, seja pequena ou que não tenha estrutura para o setor. O importante é identificar através de mapeamento as perspectiva e os possíveis recursos para iniciar uma atividade turística que se bem planejada, trará benefícios a toda cidade e população residente.


Agora é preparar o projeto de lei para aprovacão na Camara Municipal e mãos a obra! Obrigada pela confiança e contem sempre comigo no que se referir ao turismo da cidade.



Clau Parra.




bottom of page