top of page

No Mar de Veleiro - passeios e vida a bordo

Atualizado: 4 de jan. de 2021

Shiiiiiiiiiiiiii......shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.......shiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii......esse é o som de quando a gente veleja!

Velejar te conecta com a natureza da forma mais simples e automática...


Pra quem adora o mar e a vida a bordo, espiar a previsão do tempo deixa de ser curiosidade e conveniência e passa a ser necessidade. Sempre digo, para ser legal o passeio, tem que ter sol, por isso, antes de sair sempre consultamos o site Accuweather. Esse dificilmente erra...rs


Muita gente me faz diversas perguntas sobre velejar (muitos nem sabe o que é) e a própria embarcação - o veleiro, e por isso resolvi fazer um conteúdo só sobre essa prática e de várias perspectivas. Então salva ⭐ essa página nos favoritos porque sempre teremos novidades.


Meu marido simplesmente ama o mar, assim como eu, (não é a toa o nome do barco...rs) e o maior passatempo dele é justamente velejar, no qual já faz a mais de 15 anos. É capitão de responsa! rs. Temos uma embarcação pequena e modesta, um Velamar 33 (marca e tipo). A casa é pequena, mas a piscina.....impressiona!!! Já tivemos outras embarcações, o Silêncio nas Águas um Atol 23, o Amistad um Velamar 27 e o atual Amor ao Mar. ❤


Clau Parra e Ric Beires na Regata em Ubatuba
Silêncio nas Águas - Regata da Amizade - Abril 2007
Clau Parra - Veleiro Amistad
Veleiro Amistad - Dez 2011

Muita gente não tem noção do que é estar a bordo de um veleiro, e pensa que é preciso necessariamente içar velas para navegar. Mas nem sempre. Todo veleiro tem um motor que o impulsiona. Nós por exemplo, muitas vezes nem abrimos as velas, apenas "motoramos" porque nosso destino é perto da costa ou misturamos vela e motor para uma chegada mais rápida,rs.


A diferença de um veleiro para lancha vai além da velocidade. São propostas diferentes de entretenimento e ambas agradáveis. Um passeio de veleiro proporciona observar o desenho da costa, sentir e ouvir o barulho mar, ter a visita das andorinhas e muita calmaria, claro que em águas calmas. Em lancha é tudo mais rápido em ritmo acelerado, com emoção.


O que gostamos de fazer a bordo é "churrasco". Perfeito para um refeição a bordo sem muito trabalho. Uma saladinha, pães e farofa, complementam os práticos espetinhos. Veleiros são casas flutuantes, tem cama e cozinha. Já fiz muito risoto a bordo!


O mar enjoa? Enjoa! Mas nada que um "vonau flash" não resolva ou um pulo no mar. Minha dica pra quem enjoa, é: nunca entre em um barco de estômago vazio, evite bebidas alcoólicas a bordo, tome um remedinho contra enjoo e seja feliz a bordo!


Aproveite o passeio. ;)


 

Quer saber mais? Navegue pelo site e descubra curiosidades incríveis sobre Viagens e Turismo. Se não encontrou a informação que precisava. Escreve pra mim que posso tentar ajudar ou deixe um comentário.

bottom of page