top of page

Viajar, Velejar e Viver - 7 dicas e curiosidades de veleiros

Atualizado: 15 de jan. de 2023

Turismo de Experiência


Velejar: navegar a vela.

Viajar: sair de um lugar para o outro.


O mar por toda sua imensidão, a séculos instiga o espírito aventureiro de qualquer marinheiro. A quem diz que para se sentir completo, só precisa de um barco e um céu estrelado.


Estou nesse universo náutico que envolvem vela, mar, sol e praia à alguns anos, influenciada é claro, pelo meu marido que é mestre amador. No entanto, eu particularmente, velejo muito menos do que deveria, é verdade. Mas sabe o que mais me atrai nisso tudo?


São as belezas das paisagens que só estando do lado de cá é possível avistar. Além das visitas em lugares exóticos e pouquíssimo explorado. (Olha aí, melhores oportunidades de viagens em tempos de isolamento social e baixa aglomeração.)

Quem me acompanha sabe que nosso quintal fica no litoral norte, em Ubatuba. O #amoraomar fica no Saco da Ribeira, cartão postal da cidade e poitas de muitas embarcações.


Mas aqui, vou te apresentar um veleiro e algumas curiosidades, sem se aprofundar na técnica da vela, até porque isso é papo de capitão e proeiro...rs


Saímos muito de veleiro pelo litoral, mas sempre em navegação costeira. Exploramos bastante os espaços que a costa norte paulista proporciona, como praias isoladas e cantinhos escondidos. Todos amigos que convidamos para estar a bordo do Amor ao Mar com a gente, ficam bem curiosos e fazem diversas perguntas que vou tentar explicar aqui, de forma simples.


07 DICAS BÁSICAS PARA ESTAR A BORDO


Estar embarcado necessita de alguns cuidados e fará seu primeiro passeio um sucesso, vamos lá?!


1. Quando for entrar em um barco que normalmente é branco com branco e branco rs, tire os sapatos e entre descalço. Deixe-os fora do barco (alguém se encarrega-rá de embarcá-los), e não carregar nada nas mãos deixará você livre para qualquer balanço e estar descalço evitará tropeções em cabos e tapetes no embarque. "Prestenção"!


2. Não existem cordas, à bordo existem cabos.

3. Um #veleiro é composto por muitos cabos de diversos tipos e para muitas funções, por isso, evite se apoiar ou segurar em algum deles sem o consentimento do capitão.


4. Chamamos portas de "gaiutas" e as janelas de "vigias". Diferente né...


5. Todo o convés do barco tem acessórios para você se segurar e equilibrar, pois um veleiro aderna (tipo tombar....rs) bastante quando velejando. Esses podem segurar ok. ;)

6. Não tente ajudar o capitão a menos que ela solicite. Quem não tem intimidade com o mundo náutico, ao invés de colaborar, pode atrapalhar alguma operação. "Fica na sua, de boa..."


7. Por fim, lembre-se: a bordo a última palavra é sempre do capitão. "The captain's word is law".


CURIOSIDADES


Algumas curiosidades que acontecem a bordo e que surpreende até quem está acostumado com a vida no mar. Uma delas foi a surpresa que tivemos quando abrimos a vela mestre no verão passado. Um ninho de andorinhas com ovinhos, feito com todo cuidado e carinho pela mãe. Decidimos levar do jeito que estava para a ilha, não sabemos se fizemos o certo, mas esperamos que a família tenha tido um final feliz.


ninho de andorinha encontrado na vela mestre - out/2017


A nossa primeira seatrip foi para Ilha Grande-RJ, onde ficamos aproximadamente 30 dias a bordo do Veleiro Amistad, uma outra embarcação que tivemos. Fizemos inúmeras paradas pela costa até lá, incluindo casa de amigos, praias desertas e cantos escondidos e em nosso destino, a Ilha Grande ficamos por quase 10 dias. Uma das gratas surpresas que tivemos foram os patos, que nos acordava pedindo pão. Eles batiam no casco com o bico, todos os dias!!!

Muita gente questiona se o barco tem cozinha, geladeira, fogão. A resposta é: depende da embarcação, tipo e tamanho, mas o Amor ao Mar tem um bom espaço de cozinha e equipada com forno, fogão e mini geladeira - cooler elétrica.

Dá pra se virar bem e fazer bons pratos a bordo, incluindo um bom café da manhã, como esse que aconteceu a bordo do Amor ao Mar, na Ilha Bela-SP em Dezembro de 2017, numa segunda seatrip de Reveillón.


Este ano, em tempos de pandemia, estamos pensando em zarpar de veleiro novamente, afinal, se é isolamento que precisamos....ele te proporcionará seguramente !!! rsrs.


Esse vídeo representa bem o que é estar a bordo. Aperte o play e aprecie!

Café da manhã sendo feito pelo capitão a bordo do Amor ao Mar em Jan/2020, na Ilha das Couves.


E você já viveu uma experiência dessas? Esta aí pode apostaqr, é uma das coisas que devemos fazer antes de partir...anote no seu caderninho de #viagens e experiências, faça as malas (poucas é óbvio rs) e é só zarpar - bons ventos e águas claras sempre!


Até a próxima!


Bjo.

Clau

 
 

Comments


bottom of page