top of page

Costa Diadema: como é a jóia do Mediterrâneo nos mares do Brasil.

Atualizado: Jan/2024


Se você esta em busca de uma viagem de cruzeiro com experiências gastronômicas e entretenimento, o navio Costa Diadema é o seu navio de cruzeiro. Aqui vou contar um pouco sobre essa jóia que em 2021, estreou no lugar do esperado Costa Smeralda que por motivos aleatórios não pode vir para o Brasil.


Aqui você vai encontrar:


  1. O Navio Costa Diadema

  2. Escolhendo a CABINE!

  3. Tipos de Cabines

  4. Qual a melhor posição da cabine dentro do navio?

  5. Sete dicas para escolher uma boa cabine

  6. O WC

  7. Piscinas

  8.  Lazer e Entretenimento

  9. Bares e Restaurantes


Piscina do Costa Diadema
Vista Piscina Central do Costa Diadema - Foto: Clau Parra

Em 2019 tivemos uma experiência incrível a bordo do Costa Fascinosa e assim que fosse possível nos permitiríamos viver novamente essa data comemorativa. Pois bem, embarcamos novamente em 2021 no Costa Diadema e fomos recebidos assim:


Espumante
Kit Boas Vindas com Espumante

Isso é sobre participar do programa de pontos da companhia, no caso o Costa Club, onde conforme você vai pontuando, sobe a categoria e consequentemente os benefícios e mimos a bordo. Quem não gosta de ser mimado?


O Navio Costa Diadema


Vamos ao barquinho!? Antes convido a conhecer as "15 curiosidades que você não sabia sobre Cruzeiros Marítimos" e aposto que vai descobrir coisas que jamais imaginou! Depois me conta!


O Costa Diadema é conhecido como o "Regina del Mediterraneo" (Rainha do Mediterrâneo) e é um dos navios mais modernos e inovadores da frota da Costa Cruzeiros.

Ele foi inaugurado em novembro de 2014 e Gênova na Itália, e desde então tem oferecido cruzeiros para diversos destinos, especialmente no Mediterrâneo.

O Costa Diadema tem como o tema central da decoração: a realeza, remetendo ao nome da embarcação.

Navio Costa Diadema
Costa Diadema no Porto de Santos em SP.

São 1.872 cabines e 19 decks com capacidade total de 6.200 pessoas, sendo aproximadamente 1.200 de tripulação e 5 mil passageiros.


É o maior navio da Costa Cruzeiros em águas brasileiras até então com 306 metros de comprimento.

Com padrão de atendimento 4 por 1, ou seja, para 4 passageiros 1 tripulante, preciso destacar aqui o "impecável" atendimento da parte de todos sem nenhuma exceção. Quem trabalha no turismo, presta muita atenção nesse sentido e realmente fiquei muito contente e satisfeita com todos os serviços. Dos camareiros, equipes de recreação, garçons, recepção, enfim....tripulação em geral e isso faz toda diferença em uma viagem onde você fica praticamente confinado. Para isso meus parabéns e que seja assim em todas as viagens.


"Todos fazem o maior esforço pra te dar um: Bom Dia/Good Morning e te entender no seu idioma."

Cabine Costa Diadema
Arrumação da cabine Costa Diadema.

Fui abordada quase todos os dias por diferentes tripulantes que chamam a gente pra dar Oi.....Bom diaaaaa! A equipe de limpeza das cabines, solícitos e caprichosos, equipe de garçons, gentis e alegres. Eu percebi uma alegria em servir e trabalhar. E isso contagia e remete a uma viagem alto astral. Quando eu falo sobre sonhos e viagens, é justamente isso: encantar e isso faz muita diferença no final. Eu me senti assim...espero que você tenha também essa sensação e esteja aberto a receber isso em sua viagem.


Escolhendo a CABINE!


Muita gente não dá importância, mas escolher uma cabine pode parecer fácil, no entanto não é não. Dá trabalho e precisa entender um pouco pra fazer boas escolhas, afinal, você vai passar alguns dias ali como sendo sua casinha. Variantes como preço, tamanho, localização e tipos devem ser levados em consideração para que uma cabine mal selecionada não atrapalhe sua viagem.


Tipos de Cabines


A primeira coisa que você precisa entender é que dentro de um mesmo navio há diversos tipos de cabines, desde as mais básicas e econômicas até as mais completas e caras. Normalmente são quatro categorias: cabines internas, que são menores e não possuem janelas; cabines externas, que possuem "janelas" que não abrem e que são chamadas de vigias (aquelas janelinhas redondas), as cabines com varanda normalmente mais espaçosa e as suítes premium, as maiores cabines dos navios que poder ou não ter dois ambientes e serem conjugadas.

Cabine Navio Costa Diadema
Cabine Deck 10. Costa Diadema

No caso do Costa Diadema, essas cabines ficam nos andares mais altos, como o Deck 11 e anexado ao spa SAMSARA de uso exclusivo de hóspedes desse andar. Mas caso queira passar um dia de rei ou rainha, é possível adquirir a parte fazendo uma reserva no SPA, diretamente a bordo no navio.


Qual a melhor posição da cabine dentro do navio?


Uma embarcação tem dois lados: proa, que é o lado da frente do navio e popa, basicamente o "bumbum" do navio. E desta vez, optamos por uma cabine no andar mais alto que a nossa categoria permitia, o Deck 10, e foi ótimo por estar no mesmo andar que as piscinas, o prático restaurante LIDO no estilo buffet e próximo a área da piscina infantil da Peppa. Pensando em logística, é bem estratégico certo? Sim. Desde que não sejam as cabines da proa do navio, porque quando o mar está "grosso-bravo" são as que mais balançam. Então fica uma dica: opte por cabines do meio para o popa (bumbum) ok?!


Sete dicas para escolher uma boa cabine


1. No Costa Diadema, por ser bem comprido o navio e pra ficar mais fácil de você se locomover, as cabines que terminam em menores números ficam na proa e as que terminam com números mais altos, na popa. A nossa era a super silenciosa porém com sutil balanço (parece uma bercinho....bom pra dormir rs) cabine 10011, bemmmmmmmmmmmmm na frente do navio, a proa. Então já sabe, fale com seu agente de viagens e veja qual cabine você esta locado e se te agrada a posição.


2. Evite cabines sendo: centrais, internas e em andares superiores, normalmente ficam embaixo da área mais agitada no navio, piscina e palco onde acontecem as festas noturnas animadíssimas.


3. Evitem também as cabines muito próximas aos elevadores e escadarias se quiser mais descanso. Existe a facilidade de deslocamento mas por conta da circulação oferecem mais barulho, principalmente na madrugada pós festas.


3. Cabines inferiores com janela normalmente são mais estáveis, principalmente para quem pode enjoar facilmente, mas pode ter a vista obstruída por botes salva-vidas ou alguma estrutura do navio.


4. Todas as cabines oferecem o básico, como serviço de limpeza, cofre, um bom armário para roupas e calçados e secador de cabelo (simples mas funciona e nem tente levar o seu, poderá ser confiscado). Em cada uma existe o controle de temperatura do ar condicionado, que no nosso caso, esteve com problemas porque as vezes parecia não funcionar e ouvi outros passageiros com a mesma reclamação.

Costa Diadema - Cabine com Varanda
Vista da Varanda - Costa Diadema

5. Existe 01 tomada que atende perfeitamente os plugs de carregadores de celular. No entanto sugiro levar um adaptador, daqueles de viagens com varias opções de encaixe. Vai que...


6. Na TV, tem algumas opções de canal aberto e canais de filmes como Cinemax, TNT e um canal infantil, Gloobinho. Inclusive os canais com as programações a bordo e todas as informações importantes. Tem um canal que se chama LIVE HD, que passa tudo que acontece ao vivo no Teatro, shows, apresentações, e o The Voice of the Sea, uma autentica atração global a bordo.


7. Tem um frigobar vazio na cabine. Uma garrafa de água custa uma bagatela de 4.75$ então, caso a sua cabine venha provida dessa garrafa, guarde-a pra abastecer se for o caso e deixar no frigobar pra aquela "ressaca" na madruga...;)


Antes de reservar uma cabine, eu recomendo ver o mapa de cada andar da embarcação para saber o que fica acima, abaixo e ao lado da sua acomodação. Analise a sua expectativa para essa viagem e faça uma boa escolha. No entanto, é percebido uma acústica melhorada nos navios em termos de barulho entre cabines e quanto ao balanço, por se tratar de uma navio muito moderno mesmo em mares agitados, se torna bem estável. E a dica de remédio para enjôo é o vonau flash, recomendado pelo nossa médica. ;)


O WC


Diferente do que ouvimos por ai, o banheiro de uma cabine é bem confortável. Não se trata de um spa, mas o banheiro irá te atender tranquilamente. Claro que as cabines premium podem contar até com banheiras internas, muito mais espaço e com mais serviços disponíveis, mas vamos ao básico e trivial.

banheiro do costa diadema
Banheiro do Costa Diadema

Todos os banheiros contam com um dispenser de shampoo líquido, sabonete líquido e toalhas.

O chuveiro é ótimo, com regulagem de temperatura, além de ter um jato de água bastante generosa. O inconveniente fica com essas "cortininhas" no box, que além de grudar na gente (eca), se não tomar cuidado você poder alagar todo o banheiro. Então fique atento de deixar a "cortina" na área interna do box.

Box do Costa Diadema
Box do Costa Diadema

Os vasos de uma cabine são altamente tecnológicos como os da NASA, portanto, evitem jogar qualquer objeto, lenço de papel, cotonetes, enfim....evitem e observem as crianças, porque entope com facilidade e se for comprovado que foi por mal uso ainda irão fazer você pagar 60$ pelos danos.



Piscinas


O Costa Diadema possui 3 piscinas, sendo 1 interna com teto retrátil e 2 externas, um na popa do navio e uma dedicada as crianças, sendo aquecida e com parque aquático temático da Peppa Pig que é o personagem dos navios da Costa Cruzeiros.

O navio conta também com nada mais e nada menos que 8 incríveis jacuzzis e estão espalhadas por todo o navio, inclusive em uma grande promenade externa próxima ao nível da água.



Além das piscinas, o navio oferece amplas áreas de deck para banhos de sol e relaxamento.


Pôr do Sol no Costa Diadema
Pôr do Sol no Costa Diadema

Lazer e Entretenimento


Spa e Centro de Bem-Estar: Todos os navios da Costa possuem um centro de bem estar que é o Spa Samsara, uma área de serviços exclusivos como massagens de diferentes tipos saunas, terapias faciais e corporais e banhos especiais que são cobrados a parte.


Teatro e Entretenimento ao Vivo: Destaque para o Teatro a bordo, o Emerald onde os passageiros podem assistir a shows ao vivo, performances teatrais e musicais. Como


Rafa e o comediante Oscar Filho
Rafa e o comediante Oscar Filho

passamos o Natal a bordo a temática dos shows foram natalinos, mas acontecem shows de diversos tipos diariamente, inclusive tivemos um Stand Up Comedy com o comediante Oscar Filho. Fique atento na programação pra não perder nada. Segue algumas Festas Temáticas que sempre estão previstas em viagens de 7 dias.


  • Noite Sertaneja, White Party, com o branco como traje sugerido, Noite à fantasia: Baile à fantasia; Carnaval; e Note de Máscaras;

  • Ontem, Hoje e Amanhã: Bailes com músicas anos 1960 e 1970, Noite Ritmos: Rock and Roll; Abba Mania, Silent Night.

  • Noite Brasil: Samba, Forró e sertanejo; Pop Rock, etc.

  • Noite Arrivederci: Sunset Rio Party, Festa Internacional e Around the World.




Atividades de Entretenimento:


  • Cassino: O cassino é uma atracão a parte e você precisa experimentar.

  • Lojas e Boutiques: Destaque também para as lojas a bordo, oferecendo uma variedade de produtos, desde souvenires até produtos de luxo com preços bem convidativos. Você compra e paga no final do cruzeiro.


Bares e Restaurantes

No Costa Diadema existe uma variedade gastronômica oferecida a bordo que vão desde buffets informais até restaurantes gourmet incrivelmente lindos e deliciosos, o que pode te proporcionar uma bela experiência gastronômica. São 7 restaurantes que oferecem refeições com serviço completo e servem uma variedade de pratos internacionais e mediterraneos, com menus que se alteram diariamente. Nos restaurantes mais sofisticados, os ambientes são mais elegante e normalmente funcionam somente a noite, e podemos escolher os diferentes horários para jantar.



Além dos restaurantes incluídos nos pacotes, o Costa Diadema também oferece restaurantes de especialidades que proporcionam experiências culinárias únicas por um custo adicional. Estes incluem opções como pizzas frescas, restaurantes italianos, culinária asiática e steakhouse. Mas, veja bem: essas experiências devem ser reservadas e contratadas a parte e não estão incluídos na lista de restaurantes contratada no seu pacote. Verifique a possiblidade de adquirir antes do embarque para melhores valores.


Restaurante
Pizzaria do Costa Diadema

Além dos restaurantes, você pode aproveitar os 15 salões com bares e vários cafés a bordo que oferecem lanches leves. Embora algumas bebidas e itens especiais possam ter custos adicionais, há opções disponíveis como parte do seu pacote de bebidas contratado no cruzeiro.







Até o próximo conteúdo!


Apreciem o video.


Um beijo.


Clau




 


Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita história pra te contar. E contando...



 

Vai Viajar de CRUZEIRO? Não esqueça do SEGURO VIAGEM !!!


 

Já me segue no instagram @clau_parra_travel pra acompanhar as novidades e viagens em tempo real !?


bottom of page