top of page

3 Destinos de Turismo Rural: O Sabor da Vida no Campo

Atualizado: 22 de jun. de 2023

Jan/23


Aqui você vai encontrar:



Acordar com o cheirinho da lenha, do café e o cantar dos pássaros. Fazer trilhas que finalizam em lagos e cachoeiras, escalar montanhas e andar á cavalo, mas fazer Turismo Rural ou Agroturismo é muito mais que isso, e muita gente tem uma concepção equivocada sobre as atividades que podem ser desenvolvidas em áreas rurais. A verdade é que é um segmento em ascensão e tendência turística para os próximo anos. Tem um sítio? Tem plantação? Empreenda que a hora é boa!

Clau Parra
Turismo Rural é sentir a experiência.

Uma das heranças deixadas pela pandemia é o desejo pelo encontro e a proximidade com a natureza, beneficiando inúmeras atividades que são proporcionadas nesses campos que fomenta o Turismo de Aventura, Turismo de Natureza, Turismo de Contemplação e o Turismo Rural. Com isso, sentiu-se a necessidade de incrementar as atividades rurais, possibilitando a legitimidade da atividade, e o que as pessoas querem realmente ver e fazer.


O Turismo Rural não é só ordenhar vaca ou se hospedar em hotéis fazenda. É preparar, plantar, regar, colher e comer também.

Atualmente as pessoas procuram um contato mais genuíno com o plantio e com os animais, no desejo de praticar e fazer as mesmas tarefas de um agricultor por exemplo. Olha que bacana esses pontos que oferece possiblidade de contato direto com a terra.


GENGIBRE DE UBATUBA-SP


Loja de Derivados do Gengibre

O Gengibre de Ubatuba tem sua sede no Sítio Recanto da Paz e são especialistas no cultivo e produção de produtos derivados do Gengibre. Estão localizados em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo. Permitem entrar no campo de plantio de gengibre e ainda te contam como funciona a produção e no final dessa experiência, a D. Anne, uma senhora japonesinha te recebe em uma lojinha com produtos derivados do gengibre.

Gengibre direto da horta.

A espaço conta também com uma Trilha pedagógica de 1km estudada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro dentro da Mata Atlantica. A trilha possui placas ilustrativas que se encontram em pontos estratégicos a cada 200m, entre na trilha e curta a Natureza, o Solo, a Fauna, a Flora, a Geologia, a Geografia, o Meio Ambiente em Geral, e no final da trilha você ainda conta com uma surpresa, um lindo mirante com visão panorâmica o que faz esse pequeno passeio valer a pena!


O Sítio fica na Praia da Maranduba, na estrada do Arariba, 300. Aberto Diariamente.


Plantação de Gengibres em Ubatuba

Cestinha para colher morangos

COLHER MORANGOS NO PÉ EM PIRACAIA-SP


Em Piracaia a 90km de São Paulo, existem boas opções para a prática do Agroturismo e colher morangos no pé é uma delas. Você recebe uma cestinha e sai no meio do campo de plantação colhendo os morangos que você vai levar pra casa.


As crianças ficam malucas com a "brincadeira" e os adultos felizes pelo contato com a natureza.



Plantação de Morangos em Piracaia

Essa propriedade rural fica na Rodovia Jan Antonin Bata km 83 - Bairro Canedos, Piracaia.



CAPRIL DO BOSQUE EM JOANÓPOLIS-SP


Bistrô Capril do Bosque

A 2h de São Paulo, o Capril do Bosque foi planejado para oferecer uma experiência rural marcante. A fazenda de propriedade familiar de criação de cabras, oferece um tour pela produção de leite, andar livremente pelos estábulos e interagir com os animais que são chamados pelo nome, porque os criadores acreditam que essa criação "humanizada" proporciona um leite mais saboroso e especial. É preciso agendar para essa visita.


O Capril tem muitas atividades além do Bistrô, com gastronomia de cozinha artesanal a partir de derivados do leite de cabra, as verduras são orgânicas e colhidas no dia, além do ambiente ser lindo. E se desejar pode fazer comprinhas de queijos e doces artesanais.


Queijos produzidos na Queijaria do Capril - Foto: internet.

Capril do Bosque - Foto: Internet

O acesso se dá pela saída 2 da Rodovia Fernão Dias e em seguida pela Estrada Entre Serras e Águas km16.


Estive no Capril e foi uma experiência realmente inusitada e única, mas infelizmente não consegui resgatar as fotos registradas no dia da minha visita.


TURISMO RURAL


O Turismo Rural é muito abrangente e incorpora muitos setores do turismo, como hospedagens em Hotéis Fazenda e de Lazer, passeios guiados por trilhas, atividades de contato com a natureza e com animais de fazenda. O importante é a experiência proporcionar conexão real e interatividade com a vida no campo.


Veja mais exemplos de experiências típicas rurais:

  • Hospedagens em meio rural;

  • Café Colonial típicos da fazenda;

  • Menu degustação de produtos feitos em propriedades rurais;

  • Participar do processo de produção de queijos, vinhos, compotas, pingas, etc.

  • Colheita de Hortaliças, Frutas e Verduras;

  • PicNic com produtos artesanais e no campo;

  • Alimentar animais de fazenda - cavalos, vacas, porcos, etc;

  • Andar de trator, carroça, charrete e outros transportes típicos rurais.


São muitas oportunidades e o importante é valorizar a atividade e essa ruralidade.


Salva esse conteúdo e ativa as notificações que em breve vou colocar aqui algumas opções de hospedagem que proporcionem aqueeeela ruralidade. ;)


Até a próxima. (¬‿¬)


Bjo.


Clau Parra




 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas novidades de viagem, turismo e gastronomia.

 

bottom of page