top of page

São Luiz do Paraitinga: a tradição do Carnaval 2024

Atualizado: 27 de jan.

Aqui você vai encontrar:



Parece cenário de novela e falar sobre SLP é muito fácil: minha querida e encantadora cidadezinha colorida.


No meio da Serra do Mar, São Luís do Paraitinga é uma pequena cidade do interior á 180 km de SP perfeita para escapadas rápidas aos finais de semana.


A cidade tem arquitetura colonial que remete ao ciclos do ouro e café no Vale do Ribeira, e são percebidas fielmente ao caminhar pelas estreitas ruas e ladeiras da cidade. São Luis tem o maior número de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Cultural do Estado de São Paulo.

Clau parra nas letras da cidade
Entrada da Cidade

Uma característica muito bacana é a forma como preservam as manifestações e tradições culturais, folclóricas e religiosas, bem como os costumes seculares da região. Uma festa muito curiosa e que atrae muitos turistas é a Festa do Saci, que ocorre no mês de outubro, com objetivo de difundir a tradição dos mitos e as lendas brasileiras.


Quem gosta de se aventurar no meio a natureza, pode encontrar também boas opções de atividades de aventura e radicais como rapel, rafting no Rio Paraibuna, trilhas e banhos em cachoeiras.


Um final de semana são suficientes para conhecer e aproveitar SLP, sempre agradável em qualquer época do ano e com um calendário anual recheado de eventos e festas.


Clau Parra em Sao Luis do Paraitinga
Centro de SLP - Fev/2018 - arquivo pessoal

O que visitar em SLP: Atrativos Turísticos


A cidade mesmo que pequenina, tem diversos pontos e atrativos que podem ser visitados. A Igreja Matriz de Tolosa que compõe o trio no centro: praça-coreto-igreja, teve sua restauração toda concluída após o desabamento durante a trágica enchente de 2010. No

Clau na frente de uma casa
A cidade toda é instagramável

topo da cidade fica a linda e azulzinha Igreja do Rosário (nem sempre aberta). Tem a casa do Dr. Oswaldo Cruz construída em 1934, que é um museu com entrada gratuita.


Tudo isso você faz a pé, conhecendo e sentindo a atmosfera do lugar e os casarios históricos. São aproximadamente 450 sobrados, espalhados na cidade mas concentrados na praça principal, com um colorido que faz toda a diferença e deixa a cidade uma belezinha.


Onde Comer em SLP


Mesmo que a gente sempre prefira o Cantinho dos Amigos, com sistema de buffet ou "la carte", comida boa, preço justo e petfrindly, tem boas opções na cidade entre bares e restaurantes com disputa de mesas aos finais de semana.


O Carnaval de SLP


Em época de folia, as estreitas ruas da pequena cidade são tomadas por foliões alegres e animados. Sabe aquele tipo de viagem que a gente PRECISA fazer pelo menos uma vez na vida?


Carnaval em São Luiz do Paraitinga é assim. Inclua na sua lista de sonhos e desejos em viagens, e vai por mim que você não vai se amargurar por isso. Vai agradecer! rs


É uma grande festa organizada onde acontecem muitas coisas ao mesmo tempo. Enquanto tem foliões atrás dos blocos que transitam de um lado pro outro, outros grupos se concentram na praça de eventos, do outro lado do rio. Tudo isso regado as marchinhas chicletes que grudam na cabeça por muitas semanas pós carnaval.


No início de 2010 a cidade passou por um verdadeiro terremoto, em função das fortes chuvas, parte da cidade ficou totalmente inundada, destruindo praticamente tudo, casas, igrejas e comércios. Nos ano por motivos óbvios o carnaval foi cancelado, regado de muita tristeza e lama. Aos poucos a cidade se restabeleceu, a população e órgãos públicos se uniram e um nova São Luiz do Paraitinga ficou pronta e anos depois como Patrimônio Histórico e Cultural os turistas já podem visitar e festejar o carnaval da cidade.

Clau Parra e Familia em Sao Luis do Paraitinga
escadarias do alto de São Luiz do Paraitinga - dezembro/2017

Por que o carnaval de São Luiz do Paraitinga é tão especial?


Porque é feito exclusivamente ao som de marchinhas. Resgate das tradições dos folguedos, além dos bonecos gigantes. Por isso é tão gostoso. São mais de 20 blocos que se apresentam entre sexta e terça-feira. Os mais tradicionais são o Juca Teles e o Barbosa, seguidos do Bloco da Maricota, Bicho de Pé, Maria Gasolina e o Saci - que inclusive quero falar dele em outro conteúdo.


Além disso, diversos shows complementam na praça de eventos, com musicas clássicas do carnaval, como axé e outros. É possível ver muitas famílias, crianças, jovens e todas as idades. Tudo junto e misturado numa festa linda e colorida, e o melhor de tudo, ambiente agradável.

Bloco Juca Teles no blog do e-Vai Por Mim por Clau Parra
foto divulgação - bloco Juca Teles

Em 2020 a prefeitura impôs algumas regras de convivência para os foliões durante o carnaval que infelizmente não aconteceu devido a pandemia pelo novo Corona Vírus, mas olha só como deveria ter sido no ano passado:


Ficou proibido o uso de cooler, caixas térmicas, spray de espuma, além de garrafas e copos de vidro em toda a cidade. Foliões que saírem da linha poderão ser penalizados com pagamento de multa!!! Além disso, o som dos comércios e casas devem ser silenciados as 22h, que também é o horário de saída do ultimo bloco. A intenção foi boa.


Se você procura futuramente uma folia com qualidade, São Luiz do Paraitinga certamente pode ser o seu destino. E a dica para os que decidem de ultima hora, são hospedagens nas cidades mais próximas, em Taubaté ou Ubatuba.



Assim como em 2021, o carnaval de 2022 e 2023 foi oficialmente cancelado, e o Festival de Marchinhas que acontece todo ano, foi realizado de forma virtual. Mas ao que tudo indica o CARNAVAL 2024 está pra lá de confirmadíssimo e contará com uma diversidade de shows e blocos ao longo dos cinco dias de folia, proporcionando entretenimento para todos os gostos.



Este ano, os blocos mais tradicionais da cidade, como o Juca Teles, que desfilará às 12h do sábado (10 de fevereiro), e o Barbosa, que sairá às 14h de segunda-feira (12 de fevereiro), estão confirmados.


A expectativa é que a festa ocorra nos mesmos moldes pré-pandemia, como em 2020, quando a cidade recebeu milhares de turistas.


Programação Carnaval 2024


Sexta-feira (9 de fevereiro)

21h: bloco do Lençol22h: bloco Rei Canário

23h: bloco do Lobisomem

00h: show da banda Arriba Paraitinga (praça de eventos)


Sábado (10 de fevereiro)

10h: show do grupo Grande Banda do Sertão (Largo do Rosário)

12h: bloco Juca Teles

14h: bloco Maria Gasolina

15h: bloco da Saúde16h: show da banda Los Cunhados (praça de eventos)

19h: bloco Bicho de Pé

20h: show de Baroni e a Loukomotiva Kabereka (praça de eventos

21h30: bloco Etesão

23h: bloco da Coruja

00h: show da banda Estrambelhados (praça de eventos


Domingo (11 de fevereiro)

14h: bloco Bebebum

15h: show do grupo Lume de Paraitinga (praça de eventos)

16h: bloco da Maricota

17h30: bloco Misto Quente

19h: bloco do Saci

20h: show da banda Confrete (praça de eventos)

21h30: bloco Pé na Cova

23h: bloco Balacobaco

00h: show do grupo Paranga (praça de eventos)


Segunda-feira (12 de fevereiro)

14h: bloco do Barbosa

15h: show da banda do Barbosa (praça de eventos)

16h30: bloco Pai do Troço

17h30: bloco do Caipira19h: bloco Cruis Credo

20h: show da banda Sincopado (praça de eventos)

21h30: bloco do Caetê

23h: bloco Encuca a Cuca

00h: show de Tânia Moradei e Banda (praça de eventos)


Terça-feira (13 de fevereiro)

14h: bloco da Pipoca

15h30: bloco Espanta Vaca

17h: bloco do Beijo

18h: show da banda A Louca Marcha do Luizinho (praça de eventos

20h: bloco Casarão

21h30: bloco Pé na Cova

23h: bloco Bico do Corvo

00h: show da banda Despirocadas (praça de eventos)



Dica boa pra quem pretende conhecer um novo destino com uma proposta bem bacana de carnaval de rua ou apenas um final de semana de aventura, ou ainda pra quem está voltando de Ubatuba ou Parati no RJ, vale uma parada para almoço, passeio a pé pelas ruas da cidade e alguns e bons cliques.

Já coloca na sua lista de destinos para conhecer e experimentar.


Um abraço e até a próxima. (¬‿¬)


Bjo.


Clau Parra

 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel .

 

Comments


bottom of page