Ubatuba: 8 belezas escondidas no litoral norte paulista.
Atualizado: 9 de jan.
Atualizado em 05/fev/22
Ubatuba!!! Ahhh....Ubatuba! O paraíso não anunciado na terra. A pouco mais de 3 horas da Capital Paulista, a cidade é repleta de belezas naturais, paisagens e mais de 80 praias paradisíacas e visitáveis. Eu costumo dizer que não devemos NA-DA para as praias do Caribe.
E as fotos? Emolduradas pela natureza!

Ubatuba é uma das 70 cidades do Estado de São Paulo, considerada Estância Balneária Turística, o que lhe garante um aporte maior de verba estadual, para a promoção do turismo na cidade. Então, devemos entender que deve ser uma cidade muito bem organizada, limpa e segura para seus turistas? Não, necessariamente... rs
O atual Secretário de Turismo da cidade, um Tenente Coronel da Reserva da Polícia Militar (confuso né) pode até ser esforçado, mas não decola.
Isso retrata aparentemente uma gestão pública pouco preocupada com o desenvolvimento dessa importante atividade econômica. Basta visitar pontos turísticos da cidade e perceber o descaso e a ausência de ações de favoreçam o turismo e o visitante. Ah, ressalto que esse problema é antigo viu. Quem frequenta a cidade, entende. Mas enfim...seguimos na esperança de termos um gestor atento a isso.
Vamos ao ponto?! Sou turista antiga, quase moradora mas ainda sim, confesso que não conheço toda a cidade. Pra quem me acompanha, sabe que minha rota é sempre marítima...rs, e ultimamente tenho estado disposta a encarar a estrada e conhecer outras praias, outros cantos...Então vou listar algumas que já visitei e dar a minha dica pra você.
1. PRAIA DOMINGAS DIAS - O acesso é feito pelo Condomínio Pedra Verde, na Praia do Lázaro. Em alta temporada, paga-se Zona Azul - $12 reais o dia para estacionar o carro. Chegar cedo é garantia de vaga próxima a praia , do contrário ....vai ficar looooooooooooooonge.
Anota ai e vai por mim: a praia não tem estrutura de hospedagem, alimentação ou turismo, então levar um kit básico de sobrevivência (água, snacks) é fundamental. Em alta temporada pode ser que encontre algum ambulante, mas nada garantido. O mar é calmo e adequado para crianças e prática de stand up paddle. #praiadomingasdias
2.PRAIA DO LÁZARO - muito procurada por turistas, tem fácil acesso e toda estrutura para receber turistas. Lanchonetes, ambulantes e muito entretenimento. Aluguel de StandUp, Caiaques, Passeios de banana e saídas para ilhas.
Se liga e vai por mim: o canto do Lázaro é recomendado para as famílias com crianças, portanto muito lotada aos finais de semana durante o verão e alta temporada. Evite se puder! É uma praia muito popular, música e churrasco (mesmo proibido) é comum nas barracas, então, se gosta de sossego, lá não é o seu lugar. Alguns valores: passeio de banana boat - $20 reais por pessoa - aluguel de SUP - stand up paddle $40 para 30 minutos de remada. #praiadolazaro
3.PRAIA SUNUNGA - Acesso fácil, entre o Lázaro e o Saco da Ribeira, a praia mais diferente que você já viu, e por diferentes motivos. Reconhecida internacionalmente como a melhor

para a prática de skimboard. Sua formação diferenciada proporciona ondas perfeitas para o esporte. E no final do canto direito da praia, tem a Gruta que Chora, um atrativo natural que goteja constantemente em sua encosta. Faz fotos bem tumblrs....rs
Agora se liga e vai por mim: A praia tem estrutura de alimentação nos 3 quiosques. O que recomendamos, por preço e atendimento é o quiosque do meio, porções frescas e drinks a preço justo. É praia para moçada e o mar é bem bravo. Vale conferir! #praiasununga
4.ILHA DAS COUVES - O tal paraíso aqui na terra. O acesso só é feito via marítimo, e finalmente, a união entre o terceiro setor e a gestão pública (2018/2021) decidiram fazer um controle, limitando o acesso de turistas.

Frequento a Ilha desde 2007 (foto ao lado) e confesso que nos últimos anos fiquei as-sus-ta-da com que vi. Lotação máxima na Ilha!
Hoje a natureza e o turismo agradecem, afinal queremos que essa joia da natureza seja visitada por muitos e muitos anos, não é?!
Na prainha tem apenas uma estrutura de alimentação e se chama "As Pipocas", do Pipoca e servem porções de peixes, mariscos e bebidas diversas, a preços de "ilha". As saídas para visitar a Ilha é feita por diferentes pontos do continente, mas o mais fácil é por Picinguaba e dura aproximadamente 15 minutos a travessia e custa uma tarifa média de $ 50 reais. Clica Aqui para mais informações sobre travessias e visitas a ilha.
5.PRAIA DO FLAMENGO- Essa sim é uma praia bem particular. O acesso é somente a pé, por trilha, saindo do Saco da Ribeira ou embarcação. Possui apenas uma estrutura de alimentação, que é o Bar dos Amigos - a recomendação é para a caipirinha com o nome de Chacrinha (ó Terezinha....ó terezinha...rs), que leva abacaxi, pimenta dedo de moça, gengibre, vodka e muuuito gelo. Por $28 reais você experimenta. As coisas não são baratas no bar, por isso vá preparado com sua cooler e bolsinha com snacks. Mas viva esse paraíso.


6.PRAIA DA RIBEIRA - Praia quase deserta e mar muito calmo. O acesso se faz pela trilha com partida do Saco da Ribeira. O estrada que dá acesso aos carro só é permitida para proprietários das poucas casas que tem por lá, pois não existe estacionamento para veículos de visitantes. A Ribeira é praticamente o local onde se estacionam as embarcações do Saco da Ribeira, deixando bem vulnerável a balneabilidade da praia. É lindíssima, cenário de filme e merece ser visitada. #praiadaribeira
7.PRAIA DO PORTUGUÊS - (FÉLIX)- Um recém cartão postal descoberto em Ubatuba, é a Praia do Português, ou como também é conhecida a Prainha do Félix porque fica do lado direito do Félix que fica entre as Praias Itamabuca e Prumirim, que também vale a visita. O cenário parece que foi desenhado em cada detalhe. Tem um formato de ferradura e de no máximo 50 metros. A praia é de tombo, então, um pouco agitada.

O acesso nao é tão simples. É preciso encarar quase um "parkour" e se a maré estiver alta, mais complicadinho ainda. Mas nada que atrapalhe o passeio.
Agora se liga e vai por mim: Quando cheguei no pedaço de paraíso, o meu receio foi, a maré subir e ficar presa na prainha, porque a entrada é feita por uma trilha na água, beirando as pedras. Então, o recomendável é apenas para visitar, fotografar e contemplar esse beleza. Nada de querer passar o dia todo lá.
8.PRAIA DAS PALMAS - (Ilha Anchieta) - Localizada na Ilha da Anchieta com uma extensa faixa de areia branca e fina, com águas tranquilas e cristalinas, ideal para atracamento de embarcações , que escolhem o lugar para passar o dia e curtir a natureza. A selvagem Mata Atlântica compõem um belíssimo cenário natural. Eu costumo dizer que esse mix de "céu, montanha e mar" é um privilégio para poucos.

O acesso é feito somente de barco. Existe uma trilha toda estruturada, extremamente agradável de fazer, onde você tem contato direto com a fauna e flora da ilha. Se desejar, existem Guias/Monitores na Ilha para acompanhar e contar sobre a trágica história da Ilha quando ainda era Colônia Penal - Presídio da Ilha Anchieta.
Diante de tantos cantos lindo de Ubatuba, é difícil escolher, mas confesso que essa praia é incrível e tenho boas historias nela.
Se quiser visitar, no Saco da Ribeira (cartão postal da cidade) existem diversos barqueiros e agencias que promovem passeios até lá. A média de custo por pessoa varia de $50 a $80 reais, depende da duração e roteiro do passeio. A Ilha é composta por mais 3 ambientes de praia, a Praia do Leste, Praia do Sul e a própria praia do presídio. Vale a visita em todasssss!
Até a próxima!
Bjo!
Clau Parra
Gostou do Post? Então salva nos seus favoritos⭐e guarda no Pinterest, porque estarei sempre atualizando esse conteúdo.
Já me segue nas redes sociais? Lá você pode acompanhar em
tempo real minhas viagens, passeios e experiências.