top of page

O que é uma empresa TURÍSTICA RESPONSÁVEL?

Atualizado: 5 de fev. de 2022

Antes de tudo vamos entender o que é o Turismo Responsável?


Pois bem, é aquela atividade que tem plena consciência dos efeitos e impactos na repercussão atual e futura, econômica, sociocultural e ambiental. O Turismo que é responsável, entende a indústria, o entorno e as comunidades anfitriãs. A atividade turística quando trabalhada sustentavelmente se equilibra nos pilares: o economicamente viável, o socialmente justo e o ambientalmente correto.

Mas deixa eu te contar uma verdade? O turismo não é uma "indústria boazinha não"!

O crescimento do turismo, o forte aumento das atividades turísticas em comunidades receptoras, se não forem pensadas e planejadas para serem atividades sustentáveis e responsáveis, a fim de aumentar os benefícios e gerar o menor impacto negativo para as pessoas e o planeta, fica certo a destruição e a depredação do espaço e ambiente.

E convenhamos, a gestão pública não dá conta da manutenção dos espaços sociais e coletivos, então, deve ser uma ação em conjunto, alicerçado em parcerias com os interessados envolvidos.


Ser uma empresa do Turismo Responsável é sobre assumir, e trazer pra si a responsabilidade de tornar a atividade o mais sustentável e sobre o que fazer para enfrentar os diversos desafios específicos e inerentes a atividade. É pensar que a atividade turística provoca estragos e que deve ser tomada medidas adequadas e precauções necessárias a fim de mitigar os prejuizos. Antes de tudo, é ser uma empresa à frente do seu tempo e alinhada com seu marketing social !!!


Contudo, avalio que cabe a nós profissionais do setor com a técnica, unidos ao empresariado que fortalece a atividade, a gestão pública como alavanca e suporte de ações e o terceiro setor com todas suas conexões e envolvimento, a responsabilidade de repensarmos e re-construirmos um novo formato de entrega do turismo que esta na prateleira e á venda.


É nossa missão sensibilizar para a sustentabilidade a fim de tornar um "padrão", independente do tipo de viagem e do perfil do viajante. Essa decisão deve partir de mim, de você e do colega de trabalho, enfim, deve ser coletiva e ter a participação das comunidades envolvidas. E te conto que ações simples, simples mesmo, podem contribuir demais para essa proposta. Não precisa de milhões e nem se filiar a qualquer entidade. Vem que te explico melhor.

Ressalto ainda que o TURISTA DO FUTURO, será mais consciente e que vai exigir de destinos e empresários atitudes sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, social e econômico. E ai? Está preparado?


Agora como saber se a sua empresa é uma empresa turística responsável?


Veja aqui no MANIFESTO DA EMPRESA TURÍSTICA RESPONSÁVEL, se você cumpre com algumas das 12 ações que envolvem uma atividade responsável com o meio em que atua no setor do turismo. Pode ser que você já contribui e nem sabe!


Um beijo e até a próxima! #ficaemcasa 🏚 #continueemcasa


Clau

😘

 

Seu comentário é tão importante! Traga suas dúvidas e questionamentos, terei o imenso prazer em respondê-las!


O Login é bem rapidinho e você faz uma única vez.

 

Foi útil pra você esse conteúdo? Compartilha com quem precisa entender ou saber um pouco mais sobre isso.

bottom of page