top of page

Ilha de Prumirim - como ir, travessia e dicas de como conhecer esse pedaço do paraíso em Ubatuba.

Atualizado: 15 de jan. de 2023

Prumirim está na lista das mais concorridas ilhas para visita: entre a famosa Anchieta que atualmente está proibido o desembarque (em qualquer parte da ilha), e a mais nova visitável e desbravada pelos turistas, Ilha das Couves, que fica mais ao norte de Ubatuba.


Agora você vai saber como chegar, como fazer a travessia e o que encontrar na Ilha de Prumirim.

Praia e Ilha de Ubatuba
Ilha de Prumirim - Ubatuba

Sobre a Ilha de Prumirim

A Ilha fica ao norte de Ubatuba, e a 800 metros à frente da Praia de Prumirim na costa. A palavra Prumirim, ou também conhecida como Promirim, tem origem indígena e supõe que significa: pequeno rio de tubarão.


Mapa - fonte Google Maps.

Como chegar

De ônibus

Para quem vai de ônibus a partir do Centro de Ubatuba, algumas linhas que levam à Praia do Prumirim são a 17 - Picinguaba Vila, 22 - Puruba e 23 - Camburi. Mas vale conferir no site da VerdeBus aqui.



De carro

Saindo do centro de Ubatuba pela BR-101 sentido Paraty fica a aproximadamente19km. Seguindo as placas sentido as praias de Itamambuca, Félix e Prumirim. Chegando, você tem a opção de estacionar no restaurante Jundu, ou na rua mesmo e daí pegar um taxi boat para fazer a travessia à Ilha.


Caique (Taxi Boat)

No cantinho da Praia da Prumirim, tem a Praia Canto Itaipu, que é onde ficam os caíques ou taxi boat ou"barqueiros" como é mais comumente conhecido. Eles costumam fazer a travessia em "combos", ou seja, procure chegar cedo, que é o horário onde a maioria das pessoas chegam e querem atravessar, o que vai custar uma média de $25-$30 reais por pessoa ida e volta. Se decidir atravessar em horário muito particular, isso vai te custar um pouco mais por pessoa. Duração da travessia é de no máximo 5 minutos. Ah, pegue o contato do barqueiro, e defina um horário de retorno para que ele te busque. Esses serviços não são muito bem avaliados pelo que percebi. Vale ficar atento.


De barco - lanchas e veleiros

Pra quem quiser chegar direto na ilha, não tem segredo, basta traçar a rota náutica e zarpar. Saímos às 11hs20 no veleiro Amor ao Mar, do Saco da Ribeira com destino a Ilha de Prumirim, motoramos e velejamos, chegamos as 14hs na Ilha. De lancha certamente esse tempo reduz consideravelmente.

veleiro e ubatuba
Veleiro Amor ao Mar na Ilha de Prumirim

Existem embarcações de todos os tipos que fazem passeios por Ubatuba. Pode ser por locação ou charter de escunas, xatinhas, lanchas, veleiros, basta você escolher o que melhor se adequa as suas necessidades, desejos e bolso. Vale dizer que existem saídas de diversos pontos de Ubatuba. Aqui eu indico uma embarcação que garante a segurança e o conforto a bordo.


Atividade na Ilha

A Ilha do Prumirim é excelente para mergulho e atividades náuticas como standup paddlle - SUP e caiaque. As águas calmas, translúcidas e rasa permitem que as crianças brinquem a vontade. Praia boa para um bronze, descansar, relaxar e nada mais. Ah, fotografar também...rs


Existe uma pequena comunidade que trabalha na Ilha. São pessoas que vivem da pesca, artesanato e com a venda de comidas e bebidas na própria ilha. São poucos quiosques, simples e com estrutura bem precária, mas oferecem porções de peixes, batatas fritas e bebidas.


É possível levar cooler, petiscos e lanches. É proibido acampar, fazer fogueira e som alto. O lixo que produziu deve ser levado de volta ao continente por você mesmo. Não existe coleta de lixo por lá, então, bora preservar essa maravilha hein.


Passamos a noite ancorados do lado esquerdo da Ilha, escolhemos a "dedo" a noite mais turbulenta, com raios, trovões, vento e chuva, (claro que esperávamos por um céu de brigadeiro) mas valeu pelo espetáculo do nascer do sol que você pode conferir na foto abaixo.

nascer do sol em Prumirim
Nascer do sol em Prumirim

O melhor dia para visitar a Ilha é sem duvida durante a semana e na baixa estação. Aos finais de semana e feriados realmente fica lotada e bem aglomerada, com muitos barqueiros e muita gente na faixa de areia. Se quer sossego, fuja desse período. Além do mais, o trânsito na estrada (BR101) dificulta o acesso a praia também, que é bem intenso nessa época. No entanto, é você quem vai decidir quando ir.


Ubatuba tem muitos cantinhos paradisíacos e que, em um único final de semana seria impossível conhecer tudo. Mas se for organizado e planejado em um roteiro bem bacana e otimizado, você consegue explorar bem a cidade, as praias e as ilhas. Veja aqui mais dicas sobre passeios em Ubatuba.


Curtiu a dica da Ilha de Prumirim? É linda e vale a pena, super indico.


Um abraço e até a próxima. (¬‿¬)

 

Gostou desse post? Foi útil pra você? Se ficou alguma dúvida, escreve que vou adorar te ajudar a viajar!

 

 

Já me segue no INSTAGRAM ? Clica para acompanhar as dicas e experiências das minhas viagens @clau_parra_travel em tempo real e muitas notícias!!!

bottom of page