top of page

10 dicas para um "up grade" na carreira do ESTUDANTE de TURISMO

Atualizado: 16 de fev. de 2022

A fragilidade da indústria (sem chaminés) do #turismo é evidenciada e saber diagnosticar e gerenciar as crises que se apresentam se tornam estratégicos e fundamentais para quem está efetivamente na área e para quem irá ingressar. Tem quem diz que é na crise que se criam oportunidades, e eu acredito muito nessa possibilidade.


Quem trabalha e atua no turismo vai precisar ser “mais” criativo (entenda, já deveria ser) e aproveitar o instante para gerar novas perspectivas e mudar o cenário que hoje, não é nada tranquilo nem favorável, como uma linda praia do Nordeste!

Então que tal aproveitar o momento, o tempo extra, o isolamento social, fazer do limão uma caipirinha e refletir sobre o mercado turístico e investigar? Aqui listei algumas ações que você pode (deveria) fazer nesse momento em que o setor está #stopped e quem sabe não ter uma ideia genial quando for a retomada dos negócios?

Então vamos lá:

1. Leia, leia e leia – procure livros técnicos da área que você tem mais interesse no setor – hotelaria, eventos, transportes, agencias, planejamento, a&b, enfim...são diversas. Vou recomendar dois, um técnico muito bom e traz fases de crises no setor muito semelhante ao que vivemos agora e um maravilhoso de ler que busca respostas nas diferentes religiões ao redor do mundo.



2. Pesquise como o setor que você atua ou pretende atuar, está sendo afetado pelo momento atual. Fique por dentro das novas ferramentas de negócios.

3. Verifique quais as iniciativas e intenções que o setor está tomando para essa nova realidade.

4. Continue seus estudos e seja ativo nas aulas remotas. NÃO PARE !!! Agora é o momento do professor externalizar seus conhecimentos e experiências, aproveite tudo e cobre por isso.

5. Saia um pouco do ambiente virtual e televisivo e leiam obras deliciosas que te levem pra longe. Vou recomendar uns que eu amei e me fez viajar e conhecer lugares incríveis.

6. Filmes! Assistam filmes bons e que te façam viajar e explorar o mundo do turismo. Recomendo alguns, não são atuais, mas retratam o universo do turismo. Assisti e adorei todos.💖



7. Se tem algum plano de viagem para pós COVID 19, a hora de planejar, roteirizar e levantar custos dessa trip é agora. Passagens, hospedagens e atrações com valores nunca praticados e muito acessíveis. Se você estuda o turismo, precisa praticá-lo e isso só é possível viajando! Se tiver a chance: faça e vá!

8. Você vai perceber que a entrega pelo turismo mudou e vai mudar ainda mais. Há algum tempo a distribuição está no meio cibernético, uma gigantesca parte da atividade está lá dentro. Investigue onde poderia se engajar nisso tudo e de que maneira. Oferecendo os seus serviços e conhecimento? Pra pensar.

9. Procure por mini cursos on line. Existem "milhões" a disposição na web, pagos and gratuitos. Verifique a originalidade, idoneidade e simplesmente faça. Sugestões: idiomas, fundamental para um profissional de turismo; roteiros e custos, para ajudar grupos a montar viagens; receptivos turísticos; e muitos outros.

10. Não se afaste de seus objetivos prometidos na virada do ano, mantenha-os firme e creia que tudo vai passar e vai ficar tudo bem.


Bom, é isso pessoal.

Tenho recebido muitos questionamentos de alunos e espero que tenha ajudado a abrir um pouco a mente nesse momento crítico do nosso setor.


E acredite, tudo vai ficar bem e logo vamos retomar. 🌸


Até a próxima.

Prof. Clau Parra

😉🤞

 

コメント


bottom of page