top of page

Como Calcular os Custos com Alimentação em uma Viagem

Atualizado: Jan/2024


Planejar uma viagem é se preparar financeiramente para evitar gastos desnecessários e situações desagradáveis. E neste conteúdo vou te dar informações que vai te ajudar a calcular o quanto você deve destinar de recursos financeiros para alimentação em toda sua viagem. E que calcular os custos com alimentação antecipadamente pode evitar desconforto e gastos extras no decorrer da sua viagem.


Hospedagem


1 - O tipo da sua diária já definirá se você deve reservar dinheiro para o café da manhã, almoço ou jantar ou não. Geralmente, em destinos nacionais o café da manhã está


incluso, no entanto, internacional nem sempre. Precisa observar ao adquirir a hospedagem, e ver o que vale mais a pena - com ou sem café da manhã, meia pensão ou dependendo do objetivo da viagem, pensão completa. Garanto que faz uma baita diferença no orçamento final.


Use WebSite


2 - Pesquise no TripAdvisor e procure por restaurantes/cardápios no destino da viagem - geralmente alguém coloca foto do cardápio e isso te ajudará a estimar os valores das refeições - almoço e jantar - e ainda escolher o menu. O site também te possibilita escolher o restaurante a partir de "preços", basta usar o filtro.


Matemática - Custos com Alimentação


3 - Através dessas pesquisas, tire uma média de valores de almoço e jantar e multiplique pelo número de dias. Um exemplo: R$ 100,00 por dia (almoço e jantar) x 5 dias = R$ 500,00 é o valor médio que você deve destinar para essas duas alimentações diárias Obs.: sem o café da manhã caso esteja incluído na sua diária de hospedagem.


café da manhã de hotel

DICA: Caso você queira conhecer algum restaurante que esteja fora do orçamento, se economizar em algum dia o valor diário destinado, viabiliza você conhecer o de maior custo. Garanto que vale a pena o investimento. Como viajar e não conhecer a gastronomia local? Considero essa experiência uma das mais importantes em uma viagem.


Site do Estabelecimento e Blogs


4 - Caso você já tenha no seu roteiro algum restaurante específico que queira conhecer e visitar, procure no site do próprio restaurante ou em blogs de viagens - te dará exatamente os custos dos pratos e você saberá quanto irá gastar esse dia.


Fazer a própria comida


5 - Hospedar em hostel ou casa alugada é uma boa opção de economizar. Assim, procure por mercados locais e pesquise valores de comida e faça uma estimativa a partir dessa pesquisa para as refeições que você mesmo irá produzir. Toma tempo e você ficará refém de produzir sua própria alimentação, mas se for o seu tipo de viagem, essa dica é bem boa.


Bem simples e fácil não é?


E se trata de uma etapa importante da viagem e que deve ser contemplada na íntegra. Não pule refeições pensando em economia. Busque por economia ao realizar as refeições, sempre procurando lugares com qualidade e que atenda as normas de manipulação de alimentos.

E vai por mim, assim você evita qualquer desconforto e fecha a sua viagem com chave de ouro sem estourar o cartão de crédito!


Até a próxima.


Um beijo,


Clau Parra.


CLAU PARRA INSTAGRAM


Olá! Eu sou Claudia. Mãe da Rafa, turismóloga, marqueteira e curiosa por novas experiências, viagens e fotografia. São 4 continentes, muitas viagens, fotos e bagagem. E Vai Por mim porque aqui tem muita viagem e historia boa pra você. E contando...


 

Você já me segue no INSTAGRAM? Adiciona - @clau_parra_travel e acompanhe além das minhas viagens, muitas dicas de viagens, turismo e belas fotografias !!!

 

Comments


bottom of page